Entrevista/ “Consideramos Portugal o destino ideal para casar”
Há 10 anos no mercado, Paula Grade e Karina Sousa dedicam-se a promover Portugal como o melhor destino para casar, realizando várias feiras e exposições no estrangeiro. Leia a entrevista e saiba quanto pode custar um casamento.
O número de casamentos estrangeiros em Portugal aumentou quatro vezes em apenas 10 anos. As empresas que organizam as cerimónias têm a carteira de clientes cheia e boa parte destes casais vêm diretamente da Irlanda e trazem os convidados.
É disso exemplo a White Impact, uma das mais conceituadas empresas de ‘Wedding Planners’ sediada no Algarve, que é gerida há 10 anos por Paula Grade e Karina Sousa
A empresa acaba de lançar mais uma marca associada ao grupo, o OurWay – Making The Perfect Day. Trata-se de um ‘Wedding Showcase’ que é apresentado em várias cidades de Portugal. Através desta iniciativa, a dupla partilha experiências desta sua aventura no mundo dos casamentos, juntando sempre testemunhos reais de noivos e de outros parceiros ou figuras públicas ligados ao setor.
Como surgiu a White Impact?
A WI surgiu de um encontro feliz entre duas grandes amigas que decidiram transformar a sua amizade num negócio de casamentos. Começámos como uma dupla de Wedding Planners, eu, Paula Grade, e a Karina Sousa, e rapidamente expandimos o negócios, sendo hoje reconhecidas como um dos maiores grupos dedicado ao sector dos casamentos na região do Algarve.
Que balanço fazem de 10 anos de atividade?
O balanço que fazemos é bastante positivo. A empresa tem vivido em constante crescimento e desenvolvimento o que permitiu que dela surgissem outras marcas, nomeadamente a White Ideas e o showcase ‘Our Way’.
O que fazem para promover Portugal, ou melhor, o Algarve como o melhor destino para casar?
Um dos principais focos passa pela realização de Feiras Internacionais e roadshows, onde contamos com a participação de vários fornecedores do setor, o que tem sido a principal alavanca para o crescimento do negócio na promoção de Portugal como destino preferencial para casar.
Em que se destaca a White Impact relativamente a outras empresas que se dedicam à organização de casamentos de luxo?
Um dos principais pontos de destaque são os testemunhos positivos por parte dos noivos que já se tornaram uma constante. Este feedback acaba por atrair novos ‘clientes’ e novos testemunhos positivos, tanto dos noivos como dos próprios fornecedores (tão ou mais importantes), que impulsionam o sucesso e criam uma relação ‘win-win’ de crescimento para todos.
Quem mais vos procura e quais as exigências que vos fazem?
Existe uma maior procura por parte dos clientes que vivem fora de Portugal, sendo estes de nacionalidade portuguesa ou não. As exigências prendem-se fundamentalmente com o objetivo de terem um casamento diferente e inesquecível. Nesse aspeto a decoração é um que muitos procuram assim como o entretenimento, não esquecendo o clima, a gastronomia e vinhos de Portugal.
Porque é que o mercado nacional não é tão apetecível para as wedding planners?
Julgo que a principal razão é por ainda não ser percetível por parte do nosso mercado, a mais-valia que é ter uma Wedding Planner na organização do casamento. Ainda é visto como um valor ‘extra’ que pode ser dispensado…
O que mais atraia os estrangeiros em Portugal?
Nós vivemos num país fantástico que oferece sol, praia, cultura, boa comida, vinhos e a caraterística hospitalidade que tão bem nos define. Para além disso, dentro da Europa, é um destino de fácil e rápido acesso, onde a ‘língua’ não é obstáculo.
Quantos casamentos já realizaram até ao momento?
Ao longo destes dez anos já contamos com mais de 1500 casamentos realizados, o que nos deixa muito orgulhosas.
Quanto pode custar em média um casamento?
Os custos que envolvem um casamento são sempre relativos, dependendo do objetivo dos noivos, do número de convidados e toda a logística inerente ao evento. Não existe um valor certo, mas um casamento com 100 convidados poderá custar cerca de €20.000.
De todas as áreas transversais a este negócio – catering; cabeleireiros; alojamento; músicos; flores e decoração –, qual a que representa um maior peso no orçamento dos noivos?
O catering associado ao local da festa acaba por representar a maior fatia do orçamento para os noivos.
Atualmente lançaram um novo projeto o OurWay – Making The Perfect Day. Em que é que consiste?
O “Our Way” é um projeto que vem consolidar os nossos 10 anos de experiência no mercado de casamentos e o verdadeiro trabalho de uma Wedding Planner. Trata-se de um Roadshow que percorrerá todo o país e onde o público poderá viver uma experiência de Casamento White Impact replicada num showcase. Neste showcase poderão encontrar em exposição tudo o que faz parte de um casamento de sonho, desde os detalhes de decoração à selecção do vestido de noiva, reunindo no mesmo lugar, os melhores fornecedores do sector de casamentos em Portugal, o que acaba também por criar uma ponte essencial de networking entre os mesmos.
Como correram as primeiras edições do OurWay – Making The Perfect Day?
Até agora muito bem! Para além de termos sido sempre recebidos com muito carinho, conseguimos perceber o sucesso crescente da iniciativa. Nesta última edição em Leiria contámos com a participação de 30 fornecedores/parceiros e presença de mais de 200 visitantes, o que se revela gratificante e uma grande recompensa para todo o nosso esforço e dedicação.
Que outras iniciativas têm previstas até ao final do ano?
A nível internacional tivemos mais uma etapa do roadshow White Impact que aconteceu este final de semana, de 26 e 27 de agosto, na cidade de Dublin. Em Portugal seguiremos com o “Our Way – Making The Perfect Day” que continuará a percorrer outras cidades do país. Em outubro estaremos no Porto e também em Évora, terminando esta iniciativa num emblemático evento em Lisboa, no dia 22 de novembro.
E como vêm o seguimento deste negócio nos próximos 5 anos? Vamos continuar a ter um crescente de casamentos no nosso país?
Sem dúvida! Consideramos Portugal o destino ideal para casar e continuaremos a promovê-lo como tal. Acreditamos que os próximos 5 anos nos trarão muitas novidades, alegrias e muitos casamentos de sonho.
Planos para o futuro…
Futuramente continuaremos a apostar nas Feiras Internacionais, levando o nosso conhecimento a outros pontos do mundo e novos mercados, através do White Impact Wedding Show. O “Our Way” será também um projeto em crescimento, no qual apostaremos cada vez mais.
Respostas rápidas:
O maior risco: Não arriscar
O maior erro: Estagnar
A melhor ideia: Ter iniciado este projeto
A maior lição: Aprender a lidar com tantos tipos diferentes de pessoas
A maior conquista: A nossa reputação