Entrar no mercado de trabalho numa indústria específica sem experiência é como entrar numa nave espacial. Para o ajudar a levantar voo e a conseguir um emprego espetacular, Jon Youshaei, marketeer de Produto da Google, diz-lhe o que deve fazer.

Está entusiasmado por levantar voo, mas nervoso pelo sítio onde vai aterrar? Foi assim que Jon Youshaei se sentiu quando entrou para a Google.

“Como tantos outros estudantes licenciados, não tinha experiência de trabalho real. Mas tive a sorte de me cruzar com mentores que me ensinaram o que sei hoje. Recém-licenciados ou a tentar mudar de indústria, é um processo complicado conseguir um emprego de sonho sem experiência relevante. Mas não é impossível”, escreveu o marketeer de Produto da Google na Forbes.

Para demonstrar como pode ser contratado, mesmo quando não tem experiência suficiente, em determinada indústria, Youshaei enumerou sete conselhos.

1. Não se sobrevalorize

Não há mal nenhum em falar bem de si, mas não exagere. Os empregadores percebem logo. Seja humilde. Assuma as suas insuficiências, mas mostre vontade de trabalhar mais para compensar. Com esta mentalidade, vai encontrar empregos que lhe darão a oportunidade de crescer. Por exemplo, Ursula Burns começou na Xerox como estagiária. O seu trabalho árduo impressionou o seu gerente e subiu rapidamente de escalão. Em 2009, foi nomeada presidente e CEO da empresa. Seja como a Ursula: trabalhe muito, seja paciente e grandes coisas acontecerão.

2. Gaste mais tempo em si e menos nas redes sociais

Todos se queixam que estão “muito ocupados”. Mas será que estamos? Considerem esta estatística: em média, as pessoas perdem 50 minutos por dia no Facebook, Instagram e Messenger. É mais de um dia por mês! “Não sugiro que abandonem as redes sociais. Aliás, as redes sociais podem ser ótimas se usadas da forma certa e já vi, em primeira mão, os benefícios da construção de uma comunidade em volta dos meus desenhos relacionados com a carreira”, conta Youshaei.  O segredo é a moderação e não a privação. A Internet é a maior biblioteca do mundo.

3. Pare de depender de conferências que “Mudam a Vida”

Mesmo com ótimo conteúdo por aí, tem de se lembrar: não chega consumi-lo. Tem de absorvê-lo. Praticá-lo. Vivê-lo. Nenhum livro de autoajuda vai mudar a sua vida. Nem um único discurso ou conferência. Muitos destes recursos prometem mudar as vossas vidas para sempre. Mas a verdade é que nada disso interessa a menos que tome uma atitude. Não existe uma receita milagrosa. Mesmo com toda a informação existente, depende de si implementar e aprender. Se o fizer, vai ter um grande efeito a impressionar o seu empregador. Vai demonstrar ser uma pessoa com iniciativa que está disposta a aprender.

4. Permita-se ser terrível

Para atingir o ótimo, primeiro tem de ser péssimo. Veja como o lendário comediante Chris Rock cria as suas piadas. Não surge de forma mágica, mas antes aparece de surpresa em clubes de comédia e diz um conjunto de piadas. A maioria falha de tal forma que ele pede às pessoas para guardarem os telemóveis para que não possam gravar as suas piadas. Ele repete este processo cinco noites por semana durante um ano. No final, tem um especial de comédia de 1 hora no canal de televisão norte-americano HBO apenas com as suas melhores piadas. Mas a verdade é esta: apenas foi bem-sucedido porque teve coragem de começar a falhar. O mesmo acontece na procura de emprego. Todos os especialistas foram alguma vez novatos. Tem de começar por algum lado para ganhar experiência.

5. Seja sincero, mesmo em eventos de networking

A maioria dos eventos de network parecem ser falsos e forçados. Por isso, o marketeer de Produto da Google encoraja a contrariar a tendência. “Descubram formas de ajudar os outros. Sejam altruístas. Adicionem valor. Quando surge uma oportunidade de trabalho, os outros estarão mais dispostos a entrar em contacto convosco”, aconselha.

Que diferença pode fazer uma verdadeira rede de contactos? Pesquisas relataram que 70% a 85% de todos os empregos são preenchidos através de referências e networking. Um exemplo perfeito é o de Benjamin Harris, do Nickel & Dime Supplement Club, que conheceu o seu fundador através de networking. “Nós começámos a nossa empresa graças à nossa amizade e interesses comuns em suplementos de saúde”, explicou Benjamin. “Primeiro fomos amigos e depois trabalhámos juntos. Sem essa ligação inicial, nunca teríamos começado a nossa empresa juntos”, acrescenta. A autenticidade leva-nos longe. Construam amizades, não apenas ligações. Partilhem histórias de vida, não apenas cartões de visita. Esses relacionamentos acabarão por trazer oportunidades que talvez não se apercebam neste momento.

6. Prepare-se para muitas rejeições

“A primeira vez que me candidatei à Google fui rejeitado. Fiquei tão destroçado que quase não voltei a candidatar-me. Mas fico contente por ter voltado a tentar. Caso contrário, não teria conseguido o emprego. Fez-me aperceber: se não estás a ser rejeitado então não estás a tentar o suficiente. Faz parte do processo. Não leve para o lado pessoal”, conta Youshaei. Mesmo quando faz networking e melhora as suas valências, não existe garantia de que vai conseguir o emprego que mais deseja.

7. Não escolha demasiado. Ponha o seu pé na porta.

Não escolha demasiado. O seu primeiro emprego numa indústria não tem de ser o seu trabalho de sonho. Apenas tem de começar por algum lado. “Quando comecei a trabalhar na Google, imaginei entrar e começar logo a gerir os projetos mais sexy. Mas a realidade deu-me um abanão. Duro. Rapidamente me apercebi: o seu currículo pode conseguir-te o trabalho, mas não tem muito mais significado depois disso. Como o meu chefe disse, ´tem de se provar, novamente´.  Então fiz o trabalho duro”, conta.
Três anos depois, Youshaei encontra-se a liderar projetos destinados a funcionários com mais antiguidade. Por isso, quando recém-licenciados pedem conselhos, Youshaei diz-lhes: “deixe de pensar em conquistas passadas. Mostre-as. Arrase nas suas tarefas independentemente da sua importância. E em breve, vai liderar projetos maiores”.

É preciso tempo e esforço para encontrarmos um emprego sem termos experiência nessa indústria. Mas à medida que usa estas táticas para se fazer distinguir de uma multidão e encontrar novas oportunidades, vai conseguir um emprego espetacular que vai ajudá-lo a começar uma carreira.

Comentários