A 5.ª edição do “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” já começou. A fase de inscrições está a decorrer até 25 de março.

Este ano, naquela que é a sua quinta edição, o “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” privilegia os projetos de empreendedorismo de base tecnológica e digital. Estarão em destaque as soluções e inovações que contribuam para reforçar a capacitação cívica e a ativa dos cidadãos na vida democrática.

A iniciativa está a cargo da Representação da Comissão Europeia em Portugal e tem como finalidade “apoiar os empreendedores, capacitando e encorajando todos aqueles que querem desenvolver os seus projetos e ideias de negócio”.

Durante o mês de março vão realizar-se diversos seedcamps, de Norte a Sul do país, que envolverão a rede de Centros de Informação Europe Direct e parceiros locais, para apresentar o concurso a potenciais candidatos. Os locais escolhidos foram a Scale Up Porto (dia 6); a Startup Braga (dia 7); o Instituto Empresarial do Tâmega (dia 8); a Universidade de Aveiro (dia 14); o Instituto Pedro Nunes, Coimbra (dia 15); e o Parque de Ciência e Tecnologia, em Évora (dia 16).

Refira-se que são elegíveis para o concurso todos os cidadãos, ou residentes na União Europeia, com mais de 18 anos, ou então empreendedores que pretendam ou aconselhamento ou investimento em ideias de negócio já validadas. A ideia tem de ser original, com potencial de mercado e de criação de emprego.

Serão selecionados 12 finalistas que participarão no Bootcamp onde vão ter formação em temas determinantes para a capacitação e empreendedorismo. Ferramentas de modelo de negócio, com capacitação adicional em temas relevantes de gestão, mercado e comunicação, serão algumas das temáticas em foco.

Segue-se uma fase de Capacitação na qual os finalistas terão acesso a sessões individuais de coaching para desenvolver as vertentes de modelo de negócio, ajuste de mercado e apresentação da ideia, tendo em vista o pitch final. Neste, as equipas finalistas vão ter de apresentar as suas propostas, numa primeira fase a um júri de feedback, ou seja, apenas com a tarefa de fazer uma avaliação construtiva de cada apresentação. Numa segunda fase, ao júri da sessão competitiva, que faz a avaliação final das apresentações e seleciona os vencedores.

Este ano serão entregues dois prémios: o prémio Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”, no valor de 6 mil euros, e o Prémio Especial “Democracia Digital”, de 4 mil euros. Este último será entregue ao projeto que se distinga no âmbito da capacitação cívica e democrática, com o recurso das novas tecnologias e de soluções inovadoras.

Comentários