Vai de férias, mas já está a prever que vai ter de consultar o email profissional? Então saiba como o fazer em segurança para proteger os dados da sua empresa.

A pensar nos profissionais que mesmo de férias acabam por ter de resolver assuntos pendentes e aceder remotamente ao email da empresa, a Cisco elaborou uma lista de cuidados a ter para não ser “atacado” por malware e salvaguardar os dados da sua empresa.

1.Não confie nas redes públicas de Wi-Fi
Este é o primeiro conselho Cisco: nunca confiar plenamente na segurança de uma rede de Wi-Fi pública.  A empresa alerta para o facto de que se algum dos dispositivos conectados estiver infetado com um software malicioso, isso poderá atingir o seu dispositivo através da rede, e inclusivamente estender-se à rede corporativa. Por isso, se precisar mesmo de enviar um e-mail de trabalho urgente, use uma conexão VPN ou ligue-se através dos seus dados móveis.

2.Utilize conexões VPN
Se tem o hábito de enviar documentos de trabalho, quando está fora da empresa, através de uma ligação Wi-Fi ou com fios, utilize uma rede privada virtual (VPN). Desta forma, o seu computador reage como se estivesse ligado a partir da empresa. Para o poder fazer, peça a configuração ao administrador de TI. Outra possibilidade a que pode recorrer, e cada vez mais usada, é o Secure Internet Gateway (SIG), que protege os dispositivos sempre que se conectam, seja em que local for, mesmo sem VPN.

3.Faça uma cópia de segurança dos seus dados
Certifique-se de que todos os dados de que precisa para trabalhar estão guardados no local de armazenamento da empresa. Se é um trabalhador independente copie os dados para um disco externo que esteja sempre em casa.

4.Nunca confie totalmente nas páginas HTTPs
Nem sempre os sites com conteúdo encriptado (normalmente etiquetados com HTTPs e com o ícone de cadeado) são completamente seguros. Mesmo que a encriptação melhore a privacidade, os cibercriminosos também o utilizam para ocultar o malware. E como conseguir descobrir um arquivo malicioso oculto em tráfego encriptado é possível apenas com as soluções de segurança mais avançadas, que utilizam inteligência artificial e machine learning, jogue pelo seguro e recorra apenas a páginas conhecidas.

5.Não trabalhe a partir computadores de um cibercafé
Nunca deve utilizar um computador ou outro tipo de dispositivo que não seja adequado para trabalhar. A Cisco aconselha a que não se enviem mensagens e documentos de trabalho a partir de dispositivos públicos, como um cibercafé, por exemplo,  se não conhece as suas medidas de segurança.

6.Utilize apenas contas corporativas
Regra geral, as políticas corporativas definem que todas as comunicações de trabalho se devem realizar através de contas da empresa, uma vez que o e-mail continua a ser uma porta de entrada para ataques informáticos muito importante. Se precisar de falar com colegas, sócios ou clientes, opte por utilizar ferramentas de colaboração que utilizem mecanismos de encriptação e proteção.

7.Não envie dados confidenciais a ninguém
Mesmo sem estar de férias, esta regra é sempre válida, porque são cada vez mais frequentes os e-mails fraudulentos que roubam identidades da empresa para obterem senhas ou dados bancários. Assim, se não está plenamente seguro da legitimidade do e-mail, não compartilhe os seus dados.

Comentários