Construir um negócio pode ser uma tarefa assustadora, mas em boa hora existem centenas de livros que podem dar uma ajuda nessa aventura e evitar que caia em erros ao longo do caminho.

Começar um negócio não é uma empreitada fácil. Há muitos fatores a considerar e é importante que faça uma pesquisa aprofundada para se preparar, tanto quanto possível, para essa tarefa. Ainda para mais tendo em conta que várias pesquisas internacionais alertam para o facto de que 50% dos novos negócios falharem no prazo de cinco anos.

Desde a criação da ideia, até ao planeamento e validação do projeto e sua rentabilização, não faltam “armadilhas” nessa jornada que podem facilmente destruir por completo um negócio. Por isso, nunca é demais procurar inspiração, conselhos e mentoria nos livros. Aqui ficam cinco exemplos referenciados por especialistas internacionais.

“The Founder’s Dilemmas: Anticipating and Avoiding the Pitfalls That Can Sink a Startup”
Autor: Noam Wasserman

O livro é baseado na pesquisa de Wasserman em Princeton. Estudou os fundadores de muitas indústrias, expondo as suas experiências, as boas e más. O livro recorre a exemplos perfeitamente conhecidos de todos, como o Twitter e outras empresas. É uma leitura imprescindível para quem quer começar uma empresa.

Ajuda os empreendedores a adotarem medidas pró-ativas para se manterem longe de problemas e de erros que podem ter um impacto muito negativo nos negócios. Familiariza os novos empreendedores com a estrutura de negócios e ajuda-os a entender melhor tudo aquilo que pode ajudar a funcionar um negócio, e tudo o que este envolve, sem problemas.

“The Peter Principle: Why Things Always Go Wrong”
Autor: Laurence J. Peter e Raymond Hull

Esta é uma obra clássica e por uma razão: “O Princípio de Peter” ajuda os fundadores a entenderem quando chegam ao “ponto de incompetência” e como podem recrutar bons profissionais para os ajudar. De certeza que todos os empreendedores já se questionaram:  Porque é que as coisas vão mal? Este livro, responde a esta e muitas outras questões abordando a questão da incompetência na força de trabalho. Através deste livro, também toma contacto com a importância das equipas e de como estas podem fazer ou quebrar um negócio.

“The Disney Way: Harnessing the Management Secrets of Disney in Your Company”
Autor: Bill Capodagli e Lynn Jackson

A importância de construir uma cultura divertida e calorosa nos negócios é outro aspeto fundamental no universo empreendedor. E nesta matéria, o mestre absoluto na criação de cultura empresarial neste registo é, sem dúvida, Walt Disney. Em “The Disney Way”, os autores fazem um trabalho mais profundo do que qualquer outro livro acerca da Disney, sobre as etapas e iniciativas que levaram à criação de uma das empresas e marcas mais ricas do mundo.

Este livro detalha como o mantra praticado por Walt Disney – “sonhar, acreditar, ousar, fazer” – ajudou a transformar empresas em todo o mundo e deixa-lhe algumas sugestões de como pode criar um ambiente mais produtivo, efetivo e positivo para colaboradores e clientes. Ao adotar a “Disney Way” pode, por um lado, transformar a cultura de empresa, e por outro, impactar para melhor a sua indústria.

“The Lean Startup: How Today’s Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses”
Autor: Eric Reis

Uma das lições que pode tirar do livro de Eric Ries é que uma das maiores dificuldades que enfrentará para construir o seu negócio é gerir o cash flow. Como diz o velho ditado “dinheiro é rei” daí a importância que o novo proprietário de um negócio deve dar a esta componente.

O “The Lean Startup”  é um livro projetado para servir como guia através das muitas mudanças que uma start-up implica. Vai ensinar-lhe como gerir o orçamento de uma forma eficaz, permitindo-lhe a liberdade de inovar e fazer o seu caminho no mundo dos negócios. Se quer que sua empresa prospere, precisa de ter uma gestão rigorosa e eficaz.

“Behind the Cloud: The Untold Story of How Salesforce.com Went from Idea to Billion-Dollar Company-and Revolutionized an Industry”
Autor:
Marc Benioff e Carlye Adler

O “Behind the Cloud” fala da história da Salesforce.com e de como Marc Benioff e a sua equipa construíram uma empresa de nível mundial ainda antes da expressão “Na Nuvem” existir.
Desde o início que a Salesforce.com tem sido um líder em inovação. O livro detalha essa jornada da empresa rumo ao sucesso, exemplificando como o leitor pode usar as qualidades exclusivas do seu negócio para gerar grandes receitas. “Behind the Cloud” é uma excelente ferramenta para fazer o seu negócio destacar-se em qualquer circunstância.

Se é um empreendedor experiente, ou proprietário de um negócio pela primeira vez, não deve parar de procurar formas de tornar o seu negócio melhor. Avalie os pontos fortes e fracos e encontre as áreas em que deseja crescer. Quer seja para aprender a melhorar o seu orçamento, para fortalecer sua estrutura de negócios ou qualquer outro aspeto, há sempre um livro disponível para o ajudar.

Comentários