Tem uma start-up e precisa de investimento para arrancar “a sério” com o seu negócio? Percorra o texto abaixo antes de vender uma parte da sua empresa a um investidor.

Os Business angels (BA) são investidores individuais e podem ser profissionais como médicos, advogados, empresários ou, na melhor das hipóteses, empreendedores experientes que querem ajudar a geração mais nova. Não há nenhum tipo de perfil exato para um business angel. O que importa é a disponibilidade financeira destes “anjos” em ajudar uma start-up em troca de uma percentagem da empresa.

Como funciona: Os business angels investem numa start-up em troca de uma “fatia” do negócio. A maioria das vezes o investimento não é feito apenas por um indivíduo, visto que a maioria dos BA faz parte de um grupo de investidores.

Prós: Este tipo ofertas são perfeitas para negócios que não estão em fase embrionária, mas que ainda estão imaturos o suficiente e que precisam de capital, seja para desenvolver o produto ou para financiar campanhas de marketing. Muitos negócios que recebem investimentos de BA já têm lucro, mas precisam de dinheiro para ajudar a empresa a passar ao próximo nível. Os investidores não só podem proporcionar este suporte, como também podem servir de mentores. Como têm dinheiro em jogo e querem ver o negócio ter sucesso, o mais provável é haver motivação e espírito de entreajuda para fazer com que a empresa cresça.

Contras: Pode ter de ceder uma parte grande do negócio ou, na pior das hipóteses, se o investidor se tornar acionista maioritário da empresa pode decidir que o maior obstáculo para o negócio não ter sucesso é a equipa que fundou a start-up, despedindo-a. Tal como outros investidores, os BA gostam de ter o seu dinheiro de volta o quanto antes, o que pode significar vender a empresa mesmo sem o consentimento dos acionistas minoritários.

Como conseguir o investimento: Antigamente os investidores eram pessoas ricas que tinham conhecimento da empresa ou eram conhecidos dos fundadores. Hoje em dia é diferente, com a proliferação dos grupos de BA estes investidores estão mais acessíveis e não só oferecem dinheiro como também a sua experiência como empreendedores.

Pode aceder à lista de Business Angels credenciados aqui ou pode aceder à lista do “club” de BA português aqui.

Comentários