Um smartphone desenhado em Portugal, com caraterísticas de gama média alta, que quer ir para lá das fronteiras nacionais e posicionar-se como alternativa aos telefones de topo, mas com um preço mais competitivo.

“bUNIK é uma marca com foco num smartphone projetado em Portugal por uma equipa jovem e internacional. Apresentamos um produto com caraterísticas de gama média-alta a competir num preço de gama média”. A explicação é de Bruno Santos, um dos responsáveis desta marca que criou um produto arquitetado e desenhado em Portugal e construído na china e que agora pretende lançar no mercado.

Trata-se do BPhone Pro um telemóvel que reúne design, utilidade e qualidade. “São nestes pontos que nos distinguimos: apresentamos um design moderno, com cores vibrantes, num material inovador”, asseguram os responsáveis do projeto. Pensaram num produto para utilização quotidiana, com uma bateria de 5000mAh, que permite usar o telemóvel para emails, telefonemas, aplicações – até 384GB de espaço – para uso pessoal ou profissional. Com um ecrã de 6.18 polegadas e uma resolução de imagem 4K, pode ser usado para ver as séries preferidas. A tudo isto, junta-se ainda um sistema de reconhecimento facial rápido e seguro.

Aquele profissional revela que “a bUNIK – “Be Unique” – surgiu da vontade de querermos criar uma série de produtos exclusivos”. A marca é uma “sister company” da AC Group, uma empresa de controlo de acessos com mais de 20 anos de experiência no fornecimento de produtos personalizados de produção asiática para mercados mundiais. E sendo a China cada vez mais especializada na produção de consumos eletrónicos, “acreditamos que é uma oportunidade usar estes dois fatores a nosso favor e trabalharmos com produtos que estão nas mãos de todas as pessoas, a toda a hora”, explicou Bruno Santos.

Porquê o telemóvel!
“Hoje o telemóvel é algo tão essencial como a nossa própria roupa, que compramos porque é bonita e porque nos é útil. Se for feita com qualidade ainda melhor e claro tentamos procurar o melhor preço. Implementamos esta ideia para os telemóveis, com uma diferença: a de criar um telemóvel que tem como objetivo dar solução aos problemas do utilizador no dia a dia”, refere aquele responsável.

Neste momento, são sete os sócios envolvidos no projeto. São profissionais ligados à AC Group e que representam a marca em diferentes mercados – França, BENELUX, Norte de África, Canáda, EUA, Brasil – onde estão a desenvolver esforços para implementar a bUNIK. Isto sem esquecer a representação de fabrico na China. Com uma equipa multidisciplinar, composta por 10 elementos, nesta fase inicial a marca está focada no mercado português, africano e brasileiro e procura um investidor que apoie o lançamento da marca e respetivo smartphone nestas geografias.

Capital para expandir o projeto
“Temos um produto, temos um mercado para o produto, procuramos fazer chegar aos consumidores a nossa marca, mas isto é uma operação que exige capital”, explica um dos responsáveis do projeto. Para isso, a equipa está a trabalhar com um parceiro de advertising, porque “quanto mais conseguirmos expandir “brand awareness” mais forte seremos”, conclui.

A variedade de produtos nesta área de negócio constitui uma das dificuldades com que a marca se tem deparado, porque como referem os responsáveis da bUNIK, “não chega apenas ter as condições técnicas, temos de ser vistos no meio da multidão. Identificámos a nossa necessidade – a expansão da marca – e o que procuramos é meios para atingir essa expansão com a maior eficácia possível”.

“Após o lançamento do nosso bPhone Pro, o segundo passo que a bUNIK quer dar é disponibilizar uma série de dispositivos eletrónicos de consumo, como earphones, pulseiras fit, smartwatches e tablets”. Bruno Santos explicou ainda que já estão a desenvolver o próximo modelo de smartphone. No futuro, os objetivos da marca envolvem a criação de eletrodomésticos inteligentes”. Por agora procuram um investidor que lhes permita concretizar o projeto de lançar o bPhone Pro.

Resumo
Responsáveis: 
Bruno Santos
Área: 
Smartphones
Mercado:
Nacional e internacional
Necessidade: 
Investidor
Contactos:
bruno.santos@b-unik.eu

Comentários