Os meios de comunicação social podem ser fortes aliados das empresas de Tecnologias de Informação (TI). Ao contrário de outros canais, onde é fácil contabilizar os resultados dos investimentos, nos meios de comunicação social, essa contabilização pode não ser sempre tão linear. Isto porque, além dos canais digitais, muitos jornais e revistas ainda dispõem da versão em papel que, além da tiragem, poucos dados mais pode fornecer sobre quem realmente leu o quê.

No entanto, os jornais e revistas (online e offline), que não podem nem devem ser confundidos com blogs e outros canais alternativos, dado serem registados na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) e responderem perante um Código Deontológico, com deveres e obrigações, têm uma vantagem sobre todos os outros canais de comunicação: a credibilidade.

Fique o leitor sabendo que não é igual sair uma notícia sobre a sua empresa de TI no jornal de referência no mercado tecnológico ou no blog do Joãozinho. Não que tenha alguma coisa contra blogs, longe disso. Mas, a credibilidade é uma característica intrínseca dos meios de comunicação social que aporta responsabilidade e também aumenta o valor dos conteúdos que difundem: o chamado Media Value.

Essa credibilidade leva ao aumento da notoriedade da sua empresa de TI, já que, ao ser referenciada em jornais ou revistas de referência, a sua imagem tem mais valor junto da opinião pública, ou seja, dos leitores.

A assessoria de imprensa constitui, neste sentido, uma ajuda preciosa e trabalha para aumentar o valor da imagem da sua empresa de TI, isto é, a sua notoriedade e credibilidade. E para atingir esse objetivo é necessário ter uma aproximação junto dos media de forma a promover a saída de notícias, artigos, entrevistas, reportagens sobre a sua empresa de TI nos jornais, websites informativos, revistas, canais de TV ou de rádio.

Boas práticas em assessoria de imprensa
Antes de contratar uma agência de comunicação com serviços de assessoria de imprensa, é importante que os CEO das empresas de TI compreendam que as relações com os Media são como as flores, que é necessário ir regando para que floresçam vigorosas a médio prazo.

Isso implica que se compreenda que os meios de comunicação social são veículos independentes e que publicam o que bem entendem sobre os temas que mais lhes interessaram e que, nunca, mas mesmo nunca, devemos ter um jornal como inimigo. Aqui ficam alguns conselhos a seguir para manter uma boa relação com os media:

– Sugira, mas não tente obrigar: compreenda que os media publicam o que querem e quando querem. Além disso, as redações têm também as suas próprias estratégias de comunicação. Deixe para os profissionais de assessoria de imprensa a tarefa de tentar pressionar, sugerir ou alterar a informação que pretende veicular.

– Jamais entre em conflito: o pior que pode fazer para a sua empresa de TI é entrar em conflito com jornais ou revistas, sejam especializados ou generalistas. Isso implica que nunca mais terá notícias ou artigos (positivos) sobre a sua empresa naquele meio.

– Fomente a relação: tente criar uma boa relação com os jornalistas. De vez em quando, faça publicidade, patrocine um evento, entenda que esta relação é uma simbiose em que todos têm a ganhar. Para além disso, os Media podem ser fortes aliados em estratégias mais de outbound como é o caso dos eventos, pois nada melhor do que ter um jornalista para moderar um evento.

– Tente criar laços com os jornalistas: é sempre bom estar atento e atualizado do mercado. Os jornalistas são uma excelente fonte de informação. Envolva-os também na sua comunicação e abordagem ao mercado para que assim se sintam engajados com a sua empresa de TI. E claro, se fizer estas abordagens num ambiente mais descontraído, ambas as partes ficam a ganhar e aquele momento acaba mais por ser de lazer do que profissional.

– Aceda às solicitações dos jornalistas: nunca deixe um jornalista sem resposta nem demore muito tempo a responder às suas solicitações. Os jornalistas trabalham no fio da navalha e o tempo é um bem precioso.

– Artigos de opinião: escreva artigos de opinião sobre temas interessantes, relevantes, que estejam na ordem do dia e que sejam de interesse para os leitores dos media. Os artigos de opinião são uma área em que os jornais e revistas necessitam de conteúdo e são uma boa forma de comunicar e de passar a mensagem da sua empresa de TI de forma subtil, dando assim credibilidade e autoridade à sua marca.

Em que meios apostar?
Diz a lógica de mercado que deve apostar nos meios de comunicação social em que o seu target está. No entanto, há vários tipos de meios de comunicação social onde é obrigatório estar. Os media da especialidade são presença obrigatória porque, mesmo que o seu target não esteja lá, a sua concorrência vai estar, de certeza.

Deve apostar também em meios setoriais, especializados em mercados ou segmentos de atividade, para poder segmentar a sua informação, direcionando-a para melhor atingir o seu target.

Além disso, os meios de comunicação social económicos são outra presença obrigatória, pois, não só abarcam uma grande quantidade de leitores, como tipicamente interessam a CEOs, diretores, stakeholders e outros, que lhe interessa atingir.

Por outro lado, cada vez surgem mais meios de comunicação social online, em detrimento de publicações em papel, mais caras e menos ágeis. Os meios online apresentam várias vantagens face aos órgãos de comunicação social em papel, desde logo porque permitem uma maior interação e possibilitam a sua disseminação nas redes sociais, o que exponencia o seu alcance e a segmentação do público-alvo.

Isso traz-nos a outra dimensão do marketing e comunicação, que passa pela interação entre esta estratégia – outbound – e a estratégia de inboud marketing, mais indicada para a atração de leads e menos invasiva, naquilo a que podemos chamar de marketing integrado. A assessoria de imprensa permite, aliás, que se possa potenciar a notoriedade e a notabilidade da sua empresa de TI de forma menos invasiva do que outros métodos, como o e-mail marketing.

E assume-se como estratégia ideal para complementar o inboud marketing, permitindo potenciar ao máximo o alcance de uma marca ou empresa de TI por todos os canais e vias existentes: inbound e outbound.

O sucesso passa pelo melhor dos dois mundos
Combinar estratégias de outbound marketing, como a assessoria de imprensa, com um programa de inbound marketing, permite combinar o melhor dos dois mundos, atraindo, por um lado, leads qualificados que podem gerar vendas, e, por outro, aumentando exponencialmente o alcance, a notoriedade e a notabilidade da marca da sua empresa.

Num contexto concorrencial extremamente exigente é cada vez mais importante combinar todos os recursos ao dispor para levar uma marca mais alto, mais longe e a um target maior, sobretudo, num mercado tão avançado como das Tecnologias de Informação.


*Especialista em gestão e liderança com 15 anos de experiência no setor das Tecnologia de Informação na área Comercial e Marketing. Licenciada em Informática de Gestão e com formação executiva em Liderança pela Universidade Católica, fundou a OUTMarketing Portugal em 2007 e a OUTMarketing Brasil em 2012. Atualmente, desempenha funções de gestão, comercial e estratégia de expansão de negócio nos dois mercados, acumulando, assim, uma experiência das melhores práticas de marketing e comunicação direcionadas para as empresas de TI, B2B.

Comentários