O LinkedIn entrevistou oito mil especialistas em recrutamento e descobriu as cinco melhores maneiras de criar uma cultura diversificada numa empresa.

A rede social focada no mundo do trabalho inquiriu mais de oito mil profissionais de recrutamento e descobriu que quase 80% das empresas estão a levar a cabo iniciativas para melhorar a cultura dentro da sua estrutura.

62% das empresas que desenvolvem este tipo de iniciativas têm como objetivo potenciar a performance da sua equipa. Por outro lado, 49% querem representar melhor os seus clientes.

Antes de passarmos aos resultados, é importante acrescentar que está comprovado que aumentar a diversidade no local de trabalho promove a eficiência das organizações. Um estudo feito pela McKinsey, intitulado “Why diversity matters”, adianta que as empresas com maior diversidade racial e étnica têm 35% mais probabilidades de ter retornos financeiros superiores aos seus competidores que não têm tanta “diversidade” representada na organização. No que diz respeito à diversidade de género, as empresas que ocupam os primeiros lugares neste campo têm 15% mais probabilidades de ter retornos financeiros quando comparadas aos seus competidores com menos balanço neste contexto.

Os benefícios de ter maior diversidade numa empresa são visíveis. No entanto, é relevante referir que contratar pessoas que melhorem o rácio de diversidade da empresa não chega. É preciso tomar uma posição ativa para melhorar este assunto.

Estas são as cinco medidas que as empresas adotam para melhorar a diversidade dentro das empresas:

Fomentar um ambiente que respeita opiniões diferentes. Dar oportunidade às pessoas de partilharem a sua opinião pessoal sobre um assunto é um passo certo em direção à melhoria do ambiente da empresa.

Encorajar as pessoas a serem “elas mesmas” no trabalho. O mais certo é já ter estado com um colega fora do trabalho e ter-se apercebido que, na verdade, sabia muito pouco sobre a vida dele. As pessoas tendem a ser diferentes no local de trabalho e as empresas precisam de começar a encorajar os seus funcionários a serem autênticos e mostrarem a sua personalidade. Caso contrário há o risco de criar um ambiente monótono e pouco diversificado.

Fazer com que os líderes se apercebam da importância da diversidade. Os líderes marcam o passo para aquilo que é feito na empresa, daí ser importante mostrar-lhes a relevância da diversidade no local de trabalho.

Incluir a diversidade na missão e valores da empresa. Incluir a diversidade na missão e valores da empresa ajuda os funcionários a terem em consideração o propósito e a visão de quem está à frente da organização para o futuro. Quando é necessário tomar decisões, estes valores agem como um guia para os funcionários.

Enfatizar a diversidade na equipa líder. É importante que os líderes sigam as regras que impõem aos seus colaboradores. Dizer que a diversidade é importante e fazer alguma coisa para a melhorar são duas coisas diferentes. Quando a restante estrutura da empresa se apercebe que o topo está empenhado em levar alguma iniciativa para a frente, e que essa missão é importante, junta-se à “luta”.

Comentários