Sabe quais são as cidades mais tecnológicas do mundo? O ranking elaborado pela Business Inside e pela 2tinnknow identificou 25. São Francisco, nos Estados Unidos, lidera.

A tecnologia, desde a inteligência artificial até à internet das coisas, começa a refletir-se cada vez mais na dinâmica e no dia a dia das cidades. A sua utilização é visível nos diferentes serviços e plataformas que as cidades usam e põem à disposição dos cidadãos. Com o intuito de identificar quais são, atualmente, as cidades mais tecnológicas, a Business Insider e a empresa de investigação 2thinknow fizeram uma pesquisa, à escala mundial, e encontraram o Top 25 das mais tecnológicas.

A análise teve por base 10 critérios de avaliação, todos relacionados com o desenvolvimento tecnológico, como, por exemplo, o número de patentes por habitante, de start-ups e de investidores na área de tecnologia, ou, ainda, o número de utilizadores de telefones inteligentes. A estes fatores somam-se também os aspetos estruturais das próprias cidades, entre os quais, a sustentabilidade na utilização da água, os baixos níveis de emissões, a reutilização de resíduos e a iluminação pública eficiente e de baixo consumo.

TOP 10 das mais tecnológicas são:
1 – São Francisco, Estados Unidos
Na liderança do ranking, está a cidade californiana de São Francisco. É ali que está instalado Silicon Valley, o epicentro de tudo o que está relacionado com tecnologia mundial.

2 – Nova Iorque, Estados Unidos
É uma das cidades onde se tem produzido mais empregos e empresas, na área da tecnologia. Além disso, a cidade dispõe de muita tecnologia integrada como o serviço de wifi LinkNY, que está disponível para utilização pública em mais de 500 quiosques na zona de Manhattan.

3 – Londres, Inglaterra
A pesquisa refere que a capital britânica é um exemplo no domínio dos transportes públicos. E cita o projeto Crossrail que, em 2018, prevê ter 10 novas linhas de comboio que vão ligar 30 estações existentes com novos túneis. Por outro lado, Londres tem mais start-ups e programadores que qualquer outra cidade do mundo.

4 – Los Angeles, Estados Unidos
Esta é a cidade norte-americana com mais empregos no sector da tecnologia. O valor global deste mercado está avaliado em 58 milhões de dólares.

5 – Seul, Coreia do Sul
A capital sul coreana tem sido apelidada de cidade do futuro. Tem mais patentes registadas que qualquer outra e desenvolveu tecnologias como o LTE que temos nos telefones.

6 – Taipei, Taiwan
Considerada a líder mundial em desenho industrial há vários anos, a cidade é uma grande produtora de hardware. Por isso, é a sede de multinacionais como a Asus, a Acer ou a Gigabyte.

7 –  Boston, Estados Unidos
Nos últimos anos, esta cidade tem sido palco do lançamento de grandes tecnologias mundiais, resultantes do trabalho de instituições como o MIT, Harvard ou Tufts y Northeastern. Muitas dessas inovações têm sido desenvolvidas nas áreas da biotecnologia e da robótica.

8 – Singapura, Ásia
Singapura tem um elevado número de programadores e de investidores em tecnologia. Divulga frequentemente novos serviços e infraestruturas ligadas à alta tecnologia.

9 – Toronto, Canadá
30% das empresas de IT do Canadá estão localizadas em Toronto. A maioria tem menos de 50 empregados, o que indicia que muitas destas jovens empresas vão ter impacto nos próximos anos.

10 – Chicago, Estados Unidos
Chicago figura na lista das cinco principais cidades norte-americanas com os empregos mais bem remunerados na área das tecnologias.

1. São Francisco, Califórnia

As restantes:
11 – Dallas, Estados Unidos
12 – Tóquio, Japão
13 – Estocolmo, Suécia
14 – Vancouver, Canadá
15 – Amersterdão, Holanda
16 – Pequim, China
17 – Xangai, China
18 – Montreal, Canadá
19 – Bangalore, Índia
20 – Shenzhen, China
21 – Berlim, Alemanha
22 – Hong Kong, China
23 – Copenhaga, Dinamarca
24 – Barcelona, Espanha
25 – Washington, Estados Unidos

Comentários