A ANJE e a Câmara de Gondomar dedicaram um espaço do Goldpark para apoiar ouvires com ferramentas e materiais essenciais à sua atividade profissional. As oficinas podem ser arrendadas por um valor mensal.

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e a Câmara Municipal de Gondomar juntaram-se para facilitar a atividade profissional dos ourives do norte do país. Tendo em consideração que os empreendedores do setor da ourivesaria têm custos na ordem dos 50 mil euros quando criam um negócio próprio, devido aos custos de aquisição dos materiais e ferramentas, estas duas entidades criaram um espaço de cowork para estes profissionais.

Aqui, no novo espaço integrado no Goldpark de Gondomar, os empreendedores desta área têm acesso a ferramentas essenciais para a sua atividade profissional, como forjas, limas, serras maçaricos e polidores. E em vez de gastarem dezenas de milhares de euros para montarem o próprio negócio, os ourives podem arrendar estas oficinas por apenas 47,5 euros por mês.

Para além disto, o espaço oferece facilidades em serviços complementares e, tal como acontece em empresas incubadas na ANJE, os utilizadores deste novo espaço dispõem de serviços de apoio e orientação de negócio, contactos de parceiros e fornecedores, apoio na área financeira e também na implementação do plano de negócios.

Esta solução apresenta-se como um novo veículo facilitador para os empreendedores da região – responsável por 80% da filigrana nacional – que queiram iniciar uma atividade profissional nesta na área sem terem de investir dezenas de milhares de euros.

Refira-se que, para além do novo espaço de coworking, o Goldpark de Gondomar, fundado em 2015 pelo município com o apoio da ANJE, integra também um espaço de showroom permite às empresas incubadas exibirem os seus produtos e, desta forma, aumentarem a possibilidade de chegar a novos clientes e investidores. Além disso, as instalações têm espaços de incubação para empresas e start-ups.

Comentários

Sobre o autor