Especializada em criar sapatos personalizados, a andIwonder quer melhorar a sua plataforma de venda online e aumentar o envolvimento do consumidor com a marca.

A andIwonder surgiu em 2013 pela iniciativa de Andreia Silva, fundadora e designer da marca. Foi quando pensou em criar os seus próprios sapatos de casamento, que a ideia de negócio começar a formar-se. Juntamente com Ricardo Brito, o noivo na altura, agora marido, percebeu que havia um nicho de mercado com potencial para explorar: o das noivas e dos casamentos. A cliente idealiza o sapato, a Andreia desenha e o Ricardo (co-fundador e COO), produz.

Estavam reunidas as condições para avançar com o projeto, a que se juntou o gestor Tiago Correia, que assume o cargo de CEO. A partir daí começou a delinear-se todo o modelo de negócio, desde o processo de personalização à abordagem na venda e comunicação ao target “noivas”.

Como explicou Tiago Correia, o mercado das noivas “surge como alavanca por vários motivos: o tempo de antecedência com que o casamento é programado e delineado, e a máxima atenção e importância dada a todos os detalhes, faz do sapato personalizável um elemento imprescindível”. Além disso, e depois de comprovada a qualidade, satisfação e conforto, “as noivas tornam-se, muito frequentemente, nossas clientes futuras e fidelizadas”, acrescenta. Refere ainda o importante papel do word of mouth na dinamização da marca, porque acrescenta ao ciclo de venda novos clientes como o noivo, mães ou madrinhas, por exemplo.

A personalização começou a ganhar força, a procura acentuou-se e a equipa cresceu naturalmente, com mais pessoas a produzirem e a venderem o produto, tornando-se imperativa a mudança para novas instalações. Passou de um espaço com 29m2 para um com 200m2.

Equipa fundadora da andIwonder.

Equipa fundadora da andIwonder.

Paralelamente, surgiram as Gestoras de Experiência, ou seja, shoes experts que, de Norte a Sul do país, auxiliam a escolha e acompanham o cliente em todo o processo. “Percebeu-se que, mais do que uma compra de sapatos, as clientes procuram uma experiência distintiva com acompanhamento permanente e multicanal”, refere o CEO da andIwonder.

Agora, com uma estrutura de 14 pessoas, distribuídas pelos departamentos de produção, criativo, customer service e marketing, a empresa quer aumentar a escala de atuação com vista à internacionalização.

Neste momento, a andIwonder está a “tentar melhorar a digitalização do produto e, em simultâneo, construir uma plataforma de personalização completamente inovadora, com lançamento previsto para breve. Com isso, potenciaremos a divulgação do produto e tornaremos mais intuitivo o processo de escolha, dando-nos assim bagagem para explorar o mercado internacional”. Além disso, a marca quer expandir a rede de gestoras de experiência no território nacional assim como nos chamados “países saudade”, explicou o CEO.

Perante estes projetos, nesta fase, a andIwonder está a apostar em força na melhoraria da sua plataforma online para que o envolvimento com o cliente seja diferenciado em todas as fases do processo de compra: pesquisa (todo o processo de decisão pré-compra); compra; usufruto do produto e pós-compra. Esta evolução permitirá o crescimento noutros mercados e, naturalmente, a expansão internacional.

Resumo:
Responsáveis: Andreia Silva, Ricardo Brito e Tiago Correia
Área: Calçado
Produto: Sapatos personalizados
Mercado:  Nacional e internacional
Necessidade: Melhorar a plataforma online
Contacto:  tiago.correia@andiwonder.com

Comentários