O fundo vai investir em empresas que atuem no mercado dos animais de estimação.

Allianz Global Investors (Allianz GI) acaba de anunciar o lançamento em Portugal de um fundo de investimento exclusivamente dedicado aos animais de estimação.Trata-se do Allianz Pet and Animal Wellbeing que, como o nome deixa antever, consiste num fundo temático focado neste segmento de mercado. Ou seja, o Allianz Pet and Animal Wellbeing vai investir em ações de empresas cujo modelo de negócio se centra nos animais. Aqui inserem-se, por exemplo, fabricantes de alimentos para animais, comerciantes (online) de produtos para animais de estimação, seguros de animais, empresas farmacêuticas, de biotecnologia e de saúde animal. A carteira da Allianz Pet and Animal Wellbeing é gerida e concentrada em cerca de 30 ações. De acordo com a informação comunicada pela empresa, Bianca Bianca Schnieder, gestora de carteira e analista da equipa de renda variável europeia de Allianz Global Investors, vai estar à frente deste fundo de investimento.

Este tem sido um nicho de mercado em franco crescimento nos últimos anos, como comprovam os números do Grand View Research. Em 2016, o mercado mundial de pet care apresentou um volume de negócios superior a 130 mil milhões de dólares e, até 2025, deverá crescer anualmente, em média, cerca de 5%, estimando-se que atinja mais de 200 mil milhões de dólares. No caso do mercado nacional, prevê-se que existam 4,5 milhões de animais de estimação, entre os quais 2,05 milhões são cães e 1,4 milhões gatos.

Refira-se que a Allianz Global Investors é a gestora de ativos do Grupo Allianz. É uma plataforma de investimentos com uma presença global em 18 países, entre os quais EUA, Europa e Ásia-Pacífico.

Comentários