Para além de ser bom a nível pessoal, tirar férias pode ser bom para o seu negócio.

O verão é a altura perfeita para tirar algum tempo para descansar e relaxar do stress do trabalho. Pelo menos para o comum dos mortais. Do ponto de vista dos empreendedores, tirar férias pode ser algo problemático, visto que têm de estar constantemente a gerir uma agenda agitada.

Contudo, é importante ter algum tempo para descansar dos problemas do dia-a-dia. Aliás, algumas investigações mostram que fazer uma pausa, por mais pequena que seja, pode dar um boost à criatividade e melhorar o humor.

Este estudo em específico revela que, para além de ser bom a nível pessoal, ter férias pode ser bom para o seu negócio. Se está a ponderar tirar alguns dias de descanso siga as dicas que Brendan M. Egan, fundador e CEO do Simple SEO Group, publicou num artigo de opinião no Entrepreneur sobre como criar um balanço entre a sua agenda agitada e o tempo fora do escritório.

Não espere pelo tempo certo para ir de férias. Muitos empreendedores prometem a si mesmos que, eventualmente, vão tirar algum tempo de férias, mas que têm de esperar pelo tempo certo para o fazer.

A verdade é que, tal como tantas outras coisas, nunca vai haver um tempo certo para tirar férias de uma vida agitada. Vão estar sempre a entrar emails na caixa de correio, o telefone nunca vai parar de tocar e os clientes vão ter sempre pedidos de última hora. Dito isto, se estiver à espera da altura perfeita para ir de férias, é possível que esta nunca chegue.

Contrate ajuda externa. Se for trabalhador de uma grande empresa vão sempre haver outras pessoas a quem pode recorrer para colmatar a falta que vai fazer durante as férias. No entanto, se estiver à frente de um negócio com uma equipa pequena dificilmente haverá alguém que consiga executar as suas tarefas.

Dito isto, Egan aconselha a contratar alguém temporariamente para levar a cabo algumas das tarefas mais importantes. Uma assistente virtual poderá ser uma ideia para realizar as tarefas administrativas mais básicas e relevantes, de forma a deixar o seu negócio em pé enquanto estiver fora. No entanto, como é provável que o  treino desta assistente demore algum tempo, tenha o cuidado de fazê-lo enquanto ainda estiver a trabalhar.

Comece por tirar férias em casa. A ideia de viajar para um país longínquo pode ser um problema para os empreendedores que tenham começado um negócio há pouco tempo, porque, caso aconteça alguma emergência, não vão poder estar presentes.

Assim, se começou um negócio recentemente, poderá ser uma boa ideia tirar alguns dias mas ficar por perto. Quando começar a ficar mais confortável, e com mais confiança nas competências da sua equipa, poderá começar a viajar para mais longe sem ter de se preocupar com a possibilidade do seu negócio colapsar na sua ausência.

Notifique os contactos mais importantes com antecedência. O último conselho de Brendan prende-se com o facto de ser imperativo avisar os clientes mais importantes que vai de férias durante algum tempo.

Faça uma lista dos clientes, colegas e vendedores que precisam de entrar em contacto consigo de forma regular. Notifique, com algumas semanas de antecedência, todas estas pessoas sobre a sua intenção. Para ter a certeza de que a mensagem é passada volte a relembrar esta lista dias antes. Quando o fizer é importante referir quem podem contactar na sua ausência.

Comentários