Adotar um estilo de vida saudável pode ter um impacto incrível no seu espírito empreendedor. Pode torná-lo mais produtivo, eficaz e, acima de tudo, responsável.

O bem-estar físico, mental e social pode ter um impacto enorme na sua atividade, tornando-se numa força motriz importante para o desenvolvimento sustentável dos negócios. Por isso, se está à procura de uma forma de influenciar a base do seu negócio, tente uma abordagem mais saudável na forma de viver e trabalhar e, certamente, verá novos resultados.

Onze membros do Young Entrepreneur Council falam sobre as mudanças que fizeram para ter um estilo de vida saudável e da forma como isso melhorou os negócios. Dicas que pode pôr em prática.

1 – Viajar mais

Passei anos a tenta aumentar a quantidade de viagens que fazia para perceber de que forma isso impactava o meu negócio. Percebi que não havia um impacto negativo porque preparei as minhas equipas para trabalharem remotamente e terem, também, esta flexibilidade. Percebi que estava com mais energia devido ao estímulo positivo das viagens, o que, por sua vez, me ajudou a ser mais criativo nas minhas empresas. – Darrah Brustein, Network Under 40.

2 – Definir compromissos com a saúde

Nos últimos anos, tenho assumido o compromisso de ter um personal trainer duas a três vezes por semana e é a maneira perfeita de me levantar e movimentar no meio de longas horas de trabalho. Somos capazes de manter reuniões com a equipa e com os clientes, mas raramente damos a mesma prioridade à nossa saúde. Agora, está no meu calendário fazer exercício, preparar refeições saudáveis e relaxar. – Kelly Azevedo, She’s Got Systems.

3 – Aproveitar o ar livre para ter clareza de pensamentos

Comecei a fazer mais caminhadas e escaladas. É uma ótima escapatória do escritório e permite-me estar livre do telefone um ou dois dias. Consigo uma maior clareza, eliminando a confusão das comunicações quotidianas, e também desfruto de incríveis experiências, fruto da confraternização e da partilha de histórias com outros empreendedores que se juntam a mim nestas caminhadas. – Andy Karuza, FenSens.

4 – Trabalhar remotamente

A vantagem de ser um empreendedor experiente em tecnologia é que existem plataformas que nos permitem ter a capacidade de trabalhar remotamente. Há alguns anos, decidi tirar partido disso e mudar-me para Cartagena, na Colômbia, onde trabalho atualmente. Esta liberdade e flexibilidade melhoraram a minha qualidade de vida e a minha produtividade. Estou mais feliz e em melhor estado de saúde! – Marcela De Vivo, Brilliance.

5 – Praticar mindfullness e viver no presente

Acredito, verdadeiramente, que os nossos pensamentos são as sementes das nossas ações e hábitos. Por isso, tento manter uma mente tranquila, com espaço para pensamentos e ideias positivas. Nem sempre é fácil, mas torna-se mais fácil com a prática. Se não praticasse mindfullness acho que não teria pensado em algumas das empresas que criei ou não teria desenvolvido relações autênticas com as pessoas que me ajudaram ao longo do tempo. – Syed Balkhi, OptinMonster.

6 – Não trabalhar aos fins-de-semana

Deixei de trabalhar aos fins-de-semana, a menos que seja uma viagem de trabalho. Ter esse tempo para mim tem sido incrível e rejuvenesce-me para a semana seguinte. Não há nada que não possa esperar até ao início da semana seguinte. O meu tempo livre passou a ser para os meus hobbies, tempo em família e para mim. Tem melhorado o meu espírito e a minha produtividade durante a semana. – Cynthia Johnson, Ipseity Media

7 – Comprar uma mesa de pé alto

Descobri que faço mais coisas quando estou de pé e tenho maior probabilidade de me afastar da mesa para fazer uma pausa. Desde que comprei uma mesa de pé alto, o meu foco também melhorou, acelerando a produtividade e levando-me perder menos tempo em frente ao ecrã. Sinto-me mais ativo, e menos sedentário, graças a esta pequena mudança. – Angela Ruth, Due.

8 – Vá nadar

Praticar exercício, de manhã, antes do trabalho é uma ótima forma de dar início ao seu dia e preparar o corpo para uma boa noite de descanso. Nadar tem um baixo impacto, mas é um exercício de aeróbica fantástico. Desde que fiz um esforço para nadar com regularidade reduzi a quantidade de cafeína necessária para acordar e concentrar-me. Ajudou-me, também, a fortalecer os meus músculos das costas prevenindo más posturas quando estou ao computador. – Reuben Yonatan, GetVoIP.

9 – Experimentar coaching de saúde mental

A nossa saúde mental é tão importante quanto a saúde física. No entanto, muitos de nós desconhecem ou negam-no por completo. Incorporei terapia e coaching na minha vida de forma regular e tem sido uma diferença enorme. Os empreendedores têm vindo perceber, agora mais do que nunca, o porquê da importância da saúde mental. Ao procurar o coaching para lidar com o que se passa nas nossas vidas, podemos ser todos mais bem-sucedidos! – Beth Doane, Main & Rose

10 – Documentar as conquistas

Eu escrevo todas as noites cinco “conquistas” do dia. Ajuda-me a manter a confiança, o que me permite dormir melhor. No dia seguinte, isto vai traduzir-se em mais energia logo pela manhã. Adicionalmente, quando acordo, bebo muita água café. Esta combinação permite-me ficar magro e com saúde e ilumina, mentalmente, as minhas manhãs. – Brian David Crane, Caller Smart Inc.

11 – Fazer uma massagem semanalmente

Como dona de uma empresa de bem-estar, penso que é imperativo comprometer-me com os meus valores e abraçar a auto preservação. Encorajo os meus clientes a cuidarem de si mesmos através de exercícios, meditação e massagens. Reservo 90 minutos da minha semana para receber uma massagem terapêutica e os meus níveis de stress, e a minha saúde mental, têm melhorado. – Rachel Beider, Massage Greenpoint, Massage Williamsburg.

Comentários