Dez razões pelas quais estamos errados acerca do mundo. Esta é a proposta do último livro publicado por Hans Rosling.

Do que fala
“Um dos mais importantes livros que já li – um guia indispensável para pensar claramente acerca do mundo”.  A opinião é do ex-presidente norte-americano Bill Gates que analisa assim o último livro de Hans Rosling, falecido em 2017,  uma obra escrita com o apoio dos  colaboradores de longa data Rosling Rönnlund e Ola Rosling.

“Factfulness”, ou Factualidade na tradução portuguesa, propõe uma  análise às razões pelas quais estamos errados acerca do mundo e porque as coisas estão melhor do que realmente pensamos.

Qual a percentagem da população mundial que vive na pobreza? Qual a razão pela qual a população mundial está a aumentar? Quantas raparigas completam os estudos? Sempre que se colocam questões como estas sobre tendências globais, as respostas são, para o autor, quase sempre erradas. Por isso, Hans Rosling propõe uma nova explicação radical pela qual aquilo acontece. Revela os 10 instintos que distorcem a nossa perspetiva, desde logo a tendência para dividirmos o mundo em dois campos, em geral, uma versão do “nós e do eles”, até à forma como consumimos os média, onde domina o medo, e como percecionamos o progresso, acreditando que a maior parte das coisas está a piorar.

Hans Rosling  acreditava que, com todas as suas imperfeições, o mundo está em melhor estado do que poderíamos pensar. Mas as preocupações reais continuam a existir, só que se nos preocupamos com tudo, a todo o momento, em vez de adotarmos uma visão do mundo baseada em factos, podemos perder a capacidade para nos focarmos nas coisas que mais nos ameaçam, alerta o autor de “Factfulness”, um livro que promete ajudar a mudar a forma como vemos o mundo, o que permitirá responder às crises e oportunidades do futuro.

Quem escreveu
Falecido em 2017, Hans Rosling dedicou os últimos anos de vida à escrita deste livro. Médico durante vários anos, professor de Saúde Internacional e fenómeno global das conferências TED, foi conselheiro da Organização Mundial de Saúde e da UNICEF e cofundador dos Médécins Sans Frontières e da Gapminder Foundation. As suas conferências TED foram vistas mais de 35 milhões de vezes e fez parte da lista das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a Times.

Temas Chave
Comportamento, mudança, transformação.

Ficha Técnica
Título: Factfulness – Factualidade
ISBN: 9789896445041
Edição: fevereiro de 2019
Editor: Temas e Debates
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336

Comentários