Um livro que apresenta “Modelos e Estratégias para Inovar”, destinado a gestores e profissionais das empresas e estudantes universitários.

Do que fala
Editado pela Lidel, o mais recente trabalho de António Augusto Fernandes esquematiza o processo integral de desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, desde a identificação da oportunidade de negócio à fase da sua produção e lançamento no mercado.

Intitulado “Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços – Modelos e Estratégias para Inovar”, o livro foca-se na apresentação de conhecimentos teóricos, acompanhados de práticas e estratégias concretas de desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Todas estas ferramentas destacadas pelo autor são apresentadas quase em forma de “roteiro”, facilitando a leitura e a sua possível implementação. Os modelos de inovação descritos  no livro centram-se em quatro princípios fundamentais: reduzir o tempo de desenvolvimento; esquematizar o processo; garantir a repetibilidade; e aumentar a taxa de sucesso.

Ao longo de mais de 300 páginas, António Augusto Fernandes aborda temas como conceito de inovação; estratégia e planeamento de produto; estratégias de gestão da incerteza e complexidade; novas filosofias de abordagem da inovação; design thinking e lean; deteção de oportunidades de inovação; papel das redes de colaboração; ou gestão de projetos e análise de risco, entre muitos outros.

Este livro procura responder às necessidade que a globalização veio provocar na expansão das relações comerciais e financeiras e ao facto da inovação ser cada vez mais uma ferramenta fundamental para enfrentar os desafios da atualidade.

Quem escreveu
António Augusto Fernandes é licenciado em Engenharia Mecânica, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e MSc e PhD pela Universidade de Cranfield, do Reino Unido. Iniciou a carreira docente em 1971, na FEUP, e é professor catedrático desde 1990.

Com experiência de vários anos na indústria, foi presidente do departamento de Engenharia Mecânica da FEUP, em várias ocasiões, e presidente ou vice-presidente do IDMEC (um instituto privado de I&D) durante mais de 20 anos. Membro do Painel TGS8 do Programa Research Fund for Coal and Steel da União Europeia, desde 2009, António Augusto Fernandes foi gestor de vários projetos europeus e nacionais. Também é membro do Conference Board da conferência internacional Innovation and Product Development Management do European Institute for Advanced Studies in Management (EIASM). Atualmente, os seus interesses de investigação centram-se no desenvolvimento de novos produtos e serviços e integridade estrutural.

Temas chave
Inovação, gestão projetos, globalização

Ficha Técnica
Título: “Desenvolvimento de Novos Produtos e Serviços”
ISBN: 978-989-752-291-8
Edição: abril 2018
Editora: Lidel
Idioma: Português
Encadernação:
Páginas: 336

Comentários