Conheça alguns requisitos que tem de preencher para atrair capital de business angels para o seu negócio.

várias formas de conseguir capital para arrancar ou alavancar o seu projeto. Um dos métodos mais aconselhados é recorrer a um business angel. Este tipo de investidores são, por norma, empreendedores experientes que se reformaram dos seus negócios e que dedicam o seu tempo útil a apoiar a geração que os sucedeu com os seus projetos.

Os business angels não só são capazes de investir em equipas que estão a começar, como também trazem experiência e disponibilidade para guiar os empreendedores ao longo do seu percurso. É por estes motivos que há cada vez mais projetos a recorrer a estes “anjos”. Em 2017, 67% do capital investido em start-ups em early-stage veio deste tipo de fontes.

Com estes dados em mente, percorra a lista que se segue para conhecer as componentes mais valorizadas nos negócios por estes de investidores:

– Potencial de um bom retorno
Investir num projeto enquanto business angel envolve um risco elevado. Por este motivo, estes investidores esperam que o retorno seja substancialmente maior do que o dinheiro que injetaram no negócio, de forma a colmatarem os gastos noutros investimentos que não correram bem e a lucrarem.

– Uma boa razão para investir
Quando reunir com um business angel não se esqueça que é muito provável que este já tenha tido a sua aventura empreendedora. Estas pessoas gostam de ajudar outros empreendedores a construir um novo negócio e a prosperar, de forma a que também eles sintam o sucesso. No entanto, há três categorias de investidores anjo que tem de ter em consideração: o hedónico, o altruísta e o económico.
Enquanto o hedónico é mais atraído pelo entusiasmo de criar algo novo, o altruísta pode estar mais preocupado em desenvolver um serviço ou produto que ajude a sua comunidade. O económico terá mais consideração pelos valores que são propostos e pelo potencial retorno do seu investimento. Faça uma análise ao business angel com quem pretende reunir-se, de forma a construir o seu pitch sob medida.

– Uma equipa com experiência
 É fundamental uma equipa que tem provas dadas de que é capaz de executar o projeto que é proposto. Um estudo da The Knowledge Academy revelou que este é o fator mais importante que os investidores têm em conta quando estão a pensar investir num projeto. A qualidade do grupo ligado ao negócio é um fator fundamental para 93% das entidades investidores.

– Um plano de negócios sólido
Tal como ter uma equipa com experiência é importante, ter um plano de negócios sólido é extremamente relevante para convencer um business angel a investir. No mesmo estudo, 89% dos investidores anjo referem que esta é uma componente essencial para se sentirem confortáveis a injetar capital numa empresa.

– Um negócio que esteja estruturado para receber investimento
Apesar de alguns business angels investirem num modelo de empréstimo/royalties, grande parte espera receber uma participação na empresa. Isto significa que o seu negócio tem de estar estruturado de forma a permitir este tipo de ações.

– Uma oportunidade para estar envolvido ativamente
 Para muitos business angels, o seu cargo não se traduz simplesmente na procura por retorno dos seus investimentos. Para além disso, parte destas pessoas querem participar ativamente no desenvolvimento do negócio. Oferecer esta oportunidade a um investidor experiente na sua área de atuação não só pode ser benéfico para o projeto, como também pode ser importante na tomada de decisão de investimento.

– Uma estratégia de venda viável
Antes destes investidores injetarem dinheiro no seu negócio, vão procurar perceber como podem vender a participação na empresa de uma forma eficaz. É, por isso, importante que explique detalhadamente os seus planos de ação nesta componente.

Quer conhecer alguns business angels? Visite o nosso diretório ou adicione alguns no LinkedIn.

*fotografia de Sharon McCutcheon.

Comentários

Sobre o autor