Fazer escolhas inteligentes no seu dia a dia, nas questões mais banais da vida, é fundamental para manter a energia no trabalho e nos tempos de lazer. Confirme como o pode fazer.

O cansaço está a tomar conta da sociedade de hoje e muitas vezes sem que as pessoas encontrem uma razão aparente para tal. O stress profissional, as longas reuniões, as frequentes viagens de negócios… tudo pode contribuir para levar a um estado de exaustão tal que já não passa despercebido à sua equipa, aos colegas, aos clientes.

Nada está perdido já que existem formas bem-sucedidas de repor os níveis de energia em parâmetros aceitáveis e que, facilmente, podem ajudar a ultrapassar a situação. Aqui fica a nossa contribuição para ajudar nessa tarefa.

1. Saber comer
Ingerir de forma correta os nutrientes que o nosso corpo precisa pode ter efeitos notáveis nos níveis de energia. Não é incomum sentir-se cansado e letárgico após uma refeição grande e desequilibrada, cheia de hidratos e alimentos processados. Um estudo recente confirmou que uma dieta alimentar completa pode aumentar significativamente os níveis de energia.

2. Beber mais água
De acordo com a Harvard Health, a fadiga é um dos primeiros sinais de má hidratação. Os benefícios para a saúde que podem ser obtidos com o consumo de mais água são conhecidos e os estudos mostram que mesmo a desidratação leve pode afetar os níveis de humor e energia em mulheres e homens.

3. Exercícios de respiração profunda
Líder em medicina integrativa, Andrew Weil escreveu extensivamente sobre a arte e a ciência da respiração. Assegura que a prática regular de exercícios de respiração profunda pode aumentar os níveis de energia no espaço de poucos minutos. Da próxima vez que se sentir cansado, tente respirar profundamente pelo diafragma e veja como se sente bem melhor.

4. Meditação
O stress está potencialmente presente em todos os dias da nossa vida. Por isso, nada melhor que incluir na nossa rotina uma atividade que ajude a aliviar esse stress. A meditação, em particular, é um exemplo. Está comprovado, cientificamente, que ajuda a reduzir os níveis de ansiedade e de stress, além de aumentar os níveis de energia.

5. Regressar à natureza
Passar tempo na natureza, nem que sejam uns meros 20 minutos por dia, também contribui para aumentar a energia e a vitalidade, de acordo com um estudo de 2010 em Rochester. Richard Ryan concluiu que “a natureza é um combustível para a alma” e que também ajuda as pessoas a construírem resiliência à doença física. O estudo observou, ainda, que até mesmo recordar experiências ao ar livre ajuda a aumentar os sentimentos de felicidade e saúde.

6. Reavalie as suas interações diárias
Diariamente decidimos como e onde queremos gastar a nossa energia. Como o stress está associado à fadiga, é essencial que nos tornemos mais conscientes na utilização da nossa energia. Ou seja, não se exceda constantemente. E “desconfie” do que, ou de quem, lhe está drenar a energia. Guarde-a para as causas mais merecedoras. E certifique-se que tem algum tempo para si, todos os dias, para descansar, recuperar e recarregar baterias.

Comentários