Seis profissionais que atingiram o sucesso escreveram livros que o podem ajudar também a chegar a esse patamar. Boas leituras!

Ler é uma atividade valiosa para qualquer um, mas especialmente para empreendedores que querem chegar a patamares a que poucos chegamÉ importante ler para desafiar a sua perspetiva, ganhar conhecimento da experiência de outras outras  e ajudá-lo nos inevitáveis tempos desafiadores que enfrentará.

Estes seis livros – uns já com alguns anos, outros mais recentes, mas todos relevantes – podem ajudar qualquer empreendedor a trilhar um caminho de sucesso.

Creativity, Inc. by Ed Catmull
Creativity, Inc.  é um livro essencial para empreendedores. Por quê? Concentra-se na criação de equipas de pensamento criativas e prontas para uso, o que é exatamente o que uma start-up precisa para ter sucesso. De Ed Catmull, co-fundador (com Steve Jobs e John Lasseter) da Pixar Animation Studios, este livro é um mergulho intemporal na diferença entre medíocre e excelência. Catmull enfatiza que excelentes equipas podem transformar ideias comuns em ouro, mas as equipas médias não podem transformar grandes ideias em nada. Como empreendedor, construir a sua equipa e liderá-la de uma forma que permita que ela seja criativa e fluente pode fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso da sua empresa.

 

Platform: The Art and Science of Personal Branding (Cynthia Johnson)
Para os empreendedores,  Platform  de Cynthia Johnson é um manual muito útil para utilizar sua equipa interna e sua influência pessoal para ajudar a impulsionar seus negócios. A autora mergulha em estratégias para criar uma mensagem forte de marca pessoal, possuir a narrativa em torno de tópicos do seu setor e desenvolver  um target e um grupo de especifico de seguidores.

O livro divide as ações dos mestres em personal branding e mostra como eles se diferenciam em linguagem, estratégia e promoção. Este livro é ideal para o empresário que quer ou precisa de ser o rosto da sua empresa.


This is Marketing (Seth Godin)
This is Marketing  de Seth Godin ajudará qualquer empreendedor a entender a diferença entre adicionar valor real ao seu público-alvo e marketing baseado em spam. Godin teve vários livros de marketing best-sellers ao longo dos anos, mas este é de longe o melhor para qualquer pessoa com espírito empreendedor. Incentiva os profissionais de marketing a resolver problemas para seus clientes, não para suas organizações.
Como qualquer empreendedor de sucesso entende, se sua empresa não está resolvendo um problema, você está perdendo tempo. O novo livro de Godin vai mudar a maneira como você pensa sobre o mercado.

 

The Million-Dollar, One-Person Business (Elaine Pofeldt)
The Million Dollar, One-Person Business é ótimo para o empreendedor que deseja iniciar um negócio e não sabe por onde começar ou como escalar sem gastar dinheiro. Pofeldt mergulha em como construir um negócio para essa marca de receita de um milhão de dólares com apenas uma pessoa como a força motriz. Este livro mostra aos empresários como serem bem sucedidos, tanto financeira como pessoalmente. O equilíbrio entre vida profissional e pessoal é um grande problema para muitos empreendedores e um tópico importante a ser abordado. Se você quer ser uma empresa de um milhão de dólares enquanto está sentado à beira da piscina em Bali, este livro é para você.

 

The Lean Startup by Eric Ries
The Lean Startup ,de Eric Ries, é um ótimo livro para o empreendedor de longo prazo que precisa de estar continuamente a testar sua visão, à medida que negócio cresce. Fornece as ferramentas e os testes para melhorar e decidir o seu negócio em tempo real.

O autor detalha como continuar a tomar decisões importantes na condução do seu negócio, momento a momento e sem demora. Este livro é para o empreendedor que está a construir um negócio inovador e sustentável.

 

The $100 Startup (Chris Guillebeau)
Chris Guillebeau escreveu The $ 100 Startup depois de identificar 1.500 pessoas que ganhavam 50 mil dólares por ano ou mais numa empresa que exigia um investimento modesto. De fácil leitura este livro está cheio de histórias verdadeiras e conselhos de pessoas que conseguiram fazer crescer um negócio depois do seu lançamento. Este é um livro para pessoas com ideias e um desejo de sair ou evitar a rotina corporativa.

Não importa em que estágio é um empreendedor. É importante que continue a leitura e se instrua ao longo de cada etapa. Há mentores, autores, blogs e clubes de livro cheios de pessoas e ideias que podem ajudar a transformar suas ideias em realidade.

 

Comentários