É fundamental para uma empresa ter uma ótima equipa. Uma equipa empenhada, criativa, multifacetada e especializada. Acredito que, para se conseguir “A Equipa”, tudo começa nas ações de liderança.

1) Transparência – A transparência é uma das questões mais relevantes dentro de qualquer organização. Ser transparente dá confiança. Uma empresa sem segredos é um primeiro passo para ter uma empresa mais forte, em que todos se sentem integrados e podem contribuir para o seu sucesso.

2) Agradecer – O reconhecimento está no topo de prioridades de todos os colaboradores e uma parte muito significativa do reconhecimento é feito através do agradecimento. É uma das mais fortes formas de motivar pessoas. Tem de ser feito com sabedoria e momentum, sendo sempre preferível a mais do que a menos.

3) Comunicar – A falta de comunicação é um dos maiores problemas nas sociedades de hoje. Comunicar acontecimentos relevantes, resultados, decisões estratégicas é uma das mais importantes ferramentas. A comunicação tem sempre dois sentidos: comunique com os seus colaboradores e saiba sempre o que os preocupa, de forma a poder resolver os problemas deles que muitas vezes são os da empresa.

4) Ser o Exemplo – Ser o exemplo marca, ser o exemplo inspira. Ser o exemplo é o elemento mais motivador de qualquer equipa. Sem se ser o exemplo daquilo que queremos numa equipa, será praticamente impossível construir a melhor equipa.

5) Ser mais do que uma equipa, ser uma irmandade – Quando conseguimos construir uma irmandade, é porque a probabilidade de termos a melhor equipa no mundo é boa. Isto quer dizer que temos uma família, em que todos se protegem e todos lutam uns pelos outros. E quando isto acontece, o céu é o limite, tudo é possível.

Comentários

Sobre o autor

Miguel Pina Martins

Miguel Pina Martins é fundador e CEO da Science4You. Licenciado em Finanças, pelo ISCTE, com Mestrado de Gestão na mesma instituição. Desde cedo, a política e a possibilidade de encabeçar os seus próprios projetos foram algo que o cativaram, tendo, desde os 18 anos, liderado projetos concelhios e distritais e sido eleito Deputado municipal no Seixal aos 19 anos de idade. Depois de uma breve passagem pela banca de investimento,... Ler Mais