A mesa de um restaurante é muitas vezes o “palco” para a realização de grandes negócios. Ou não, se o encontro correr mal.

Para que um almoço ou jantar de trabalho seja um sucesso pode colocar em prática algumas estratégias que, no mínimo, o vão deixar mais seguro e tranquilo na interação com os seus convidados. E lembre-se que, apesar de ser uma refeição de trabalho, o importante não é a comida, nem as estrelas Michelin do restaurante mas sim a interação profissional e a empatia que se cria entre todos. Ainda assim, aqui ficam algumas dicas para que tudo corra bem.

1 – Escolher bem o local
É a primeira etapa e muitas vezes decisiva. Tente escolher um local que tenha um menu variado, e não um restaurante temático, para facilmente satisfazer as preferências dos convidados. Desta forma, entre a vasta oferta do restaurante, certamente que encontrarão algo que lhes agrade.

2 – Evitar distrações
Não leve um cliente importante, ou um potencial cliente, a um restaurante que não conheça razoavelmente bem. Assim evita ser surpreendido com um espaço em que a música ambiente toca muito alto ou com televisores ligados, e ainda tem a possibilidade de ter um tratamento VIP (se for conhecido do dono ou dos empregados), o que até pode impressionar o seu convidado.

3 – A mesa certa
Se o grupo tiver apenas três ou quatro pessoas, a melhor opção a escolher é uma mesa quadrada ou redonda para que todos os convidados se consigam ver e conversar sem terem de se contorcer na cadeira. Se o cenário for outro, corre o risco de se criarem conversas paralelas, o que pode comprometer os seus objetivos.

4 – Comida simples
Opte por uma refeição simples e sem grandes complicações. Nada de pedir lagosta com casca ou alimentos que impliquem o uso de talheres mais sofisticados. O foco deve estar nos convidados e não na comida.

5 – Cuidado com o álcool
Esta costuma ser uma matéria sensível e que muitas vezes provoca situações desagradáveis quando algum dos convidados abusa das bebidas. Em alguns países, o consumo de bebidas alcoólicas durante o horário de trabalho não é bem visto. Em caso de dúvida sobre o que fazer, veja o que fazem os restantes elementos da mesa para não proceder de forma errada. Em qualquer dos casos, modere-se e não teste os seus limites para não fazer má figura.

Comentários