Confira cinco filmes e séries realizadas por europeus que o podem inspirar no seu percurso de empreendedorismo.

A 91.ª edição dos Óscares é hoje à noite – dia 24 de fevereiro – e, numa altura do ano em que o cinema é uma das artes mais celebradas, trazemos-lhe uma lista de cinco filmes e séries – clássicos intemporais e obras mais recentes – partilhada recentemente pelo Entrepreneur.

O objetivo é inspirar e motivar os empreendedores que se sintam num beco sem saída, sem saberem qual o próximo passo a dar. Percorra o rol de títulos europeus abaixo apresentados, leia a sinopse, veja o trailer e deixe-se inspirar nesta tarde de domingo.

Coco Avant Chanel | Coco Antes de Chanel

É difícil acreditar que uma das marcas mais reconhecidas de bens de luxo teve um começo humilde. Este filme ilustra a vida da Coco Chanel, uma jovem órfã com talento para costura e que trabalhava como cantora num bar. O comportamento humilde, porém, movido com grandes sonhos, é uma fonte de inspiração para qualquer empreendedor.

Intouchables | Amigos Improváveis

É muito provável que já tenha visto – ou pelo menos ouvido falar – deste filme francês. A obra de Olivier Nakache e Éric Toledano que retrata (com base num caso real) a amizade entre um jovem afro-francês, humilde, mas sempre feliz e um milionário tetraplégico, preso a uma cadeira de rodas. A história mostra a importância de aprendermos com os outros, ao mesmo tempo que fazemos o melhor com aquilo que temos.

La Casa de Papel

Esta série espanhola é a produção estrangeira mais vista no Netflix e é muito provável que já tenha ouvido falar dela. O Entrepreneur salienta que é especialmente útil para inspirar os empreendedores a melhorarem o seu plano de negócios, a recrutarem as pessoas certas, treiná-las, executarem um plano na perfeição e controlar as situações inesperadas.

Les Choristes | Os Coristas

A obra de Christophe Barratier retrata a vida do diretor de uma escola que transforma totalmente a vida de um grupo de alunos incontrolável ao formar um coro com o objetivo de incutir disciplina, educação e acabar com o aborrecimento e o bullying. O filme pode ser uma motivação para os empreendedores que tenham dificuldades em controlar as suas equipas.

Ladri di Biciclette | O Ladrão de Bicicletas

A escola do neorrealismo italiano criou um dos filmes mais conhecidos de sempre. O Ladrão de Bicicletas retrata a história de um pai em dificuldades que perde a bicicleta da qual depende para trabalhar. António, o pai, embarca numa aventura com o filho para encontrar o veículo roubado. A obra de Vittorio De Sica mostra os desafios brutais enfrentados pelo homem comum – algo que pode servir de inspiração para os empreendedores que se encontrem num beco sem saída.

Comentários

Sobre o autor