Os Líderes são peças fundamentais dentro de qualquer equipa, são fontes de inspiração e de depressão.

Eis 5 mínimos olímpicos que qualquer equipa deve exigir aos seus líderes:

1) Exemplo

Um Líder tem que ser um exemplo daquilo que quer transmitir aos seus. O Exemplo é a melhor forma de inspirar e motivar equipas, use e abuse dele.

2) Honestidade

Um Líder tem de ser sempre honesto e transparente com a sua equipa. De outra forma, será muito difícil propagar motivação e inspiração.

3) Agradecimento

O Agradecimento tem um peso muito grande na motivação das equipas. Agradeça o trabalho. É muito importante as pessoas sentirem-se reconhecidas, para se sentirem motivadas.

4) Feedback

Dê Feedback. Diga às pessoas o que fizeram bem e o que fizeram mal. É muito difícil melhorar, se não existir um constante feedback daquilo que fazem.

5) Estar Sempre para a equipa

O Líder tem de proteger os seus e tem de assumir responsabilidade. Ele é o culpado pelos bons e maus resultados. Assumir as balas da equipa é liderança.

Comentários

Sobre o autor

Miguel Pina Martins

Miguel Pina Martins é fundador e CEO da Science4You. Licenciado em Finanças, pelo ISCTE, com Mestrado de Gestão na mesma instituição. Desde cedo, a política e a possibilidade de encabeçar os seus próprios projetos foram algo que o cativaram, tendo, desde os 18 anos, liderado projetos concelhios e distritais e sido eleito Deputado municipal no Seixal aos 19 anos de idade. Depois de uma breve passagem pela banca de investimento,... Ler Mais