São cinco os elementos que contribuem para uma cultura fantástica.

1) Saber que as grandes ideias podem vir de qualquer sítio. 
Uma empresa em que todos contam, é uma empresa com uma boa cultura para se trabalhar. Todas as pessoas poderem dar ideias e ser relevantes nos processos de mudança das empresas é fundamental para uma cultura em que as pessoas se sintam magnetizadas para trabalhar. Essas ideias serem valorizadas é um ponto relevante para se criar uma boa cultura empresarial.

2) Comunicar e comunicar
A comunicação e a transparência são essenciais para se criar uma cultura de trabalho positiva. Todos os colaboradores devem saber como está a saúde da empresa, se as vendas estão bem, se o lucro está dentro do esperado. Isto motiva as pessoas a sentirem-se incluídas.

3) Grandes colegas, grandes amigos
Promover atividades que permitam às pessoas conhecerem-se melhor é fundamental para ter uma cultura positiva. Quanto melhor for a relação, melhor as equipas vão trabalhar, e o trabalho em equipa é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

4) Dar e receber feedback
Um dos mais importantes processos de crescimento dos colaboradores vem com um correto e acertado feedback. Sabendo o que fazem bem e o que fazem mal, só assim se consegue aprender e melhorar. Enquadrar isto como natural e saudável, só traz benefícios para todos

5) Espalhar a missão e a visão
Uma missão e visão fortes vão ajudar muito a que a organização consiga inspirar os seus colaboradores e permite manter uma cultura de trabalho positiva. Poder trabalhar para um bem maior é fundamental para ter os colaborares integrados na cultura empresarial.

Comentários

Sobre o autor

Miguel Pina Martins

Miguel Pina Martins é fundador e CEO da Science4You. Licenciado em Finanças, pelo ISCTE, com Mestrado de Gestão na mesma instituição. Desde cedo, a política e a possibilidade de encabeçar os seus próprios projetos foram algo que o cativaram, tendo,... Ler Mais