Conheça 13 táticas militares que o podem ajudar a fortalecer-se psicologicamente, fisicamente e a torná-lo numa pessoa mais apta no mundo dos negócios.

Estas táticas foram introduzidas por Karl Erickson, um antigo Sargento Major dos Estados Unidos e atualmente proprietário do site Tactical Rifleman, uma plataforma que disponibiliza tutoriais que abrangem tópicos desde a sobrevivência à condução.

1. Mantenha a mentalidade certa. Ter a mentalidade certa pode ajudá-lo a evitar 90% dos problemas que pode vir a enfrentar. Levante-se de manhã, olhe-se ao espelho e diga: “posso ter de me defender a mim ou aos meus entes queridos hoje”. Comece por dizer a si mesmo que é um sobrevivente.

2. Tenha sempre um plano de fuga. Ganhe o hábito de perguntar a si mesmo: “se alguma coisa acontecesse agora, o que é que eu faria?”. Não importa se está sentado no balcão de um café ou numa mesa de um restaurante de cinco estrelas. Não precisa de ser um plano bom ou arrojado, mas simplesmente saber onde é a saída pode salvar-lhe a vida caso alguma coisa corra mal. “Vou pegar na minha mulher e vamos correr até à cozinha”. Até um plano mau é melhor que não ter um plano. Caso contrário, vai ficar ali sentado como o resto do rebanho, sem saber o que fazer.

3. Preste atenção às pessoas que têm sempre respostas pronta. Acha que alguém está a mentir? Tome nota do tempo que a pessoa demora a responder a uma pergunta. A pessoa respondeu sem pensar muito no assunto? Pense num adolescente que está em frente aos pais. Se os pais lhe colocarem uma pergunta e o jovem responder imediatamente, significa que houve uma preparação prévia. Isto é um sinal que a pessoa está a contar uma história, não a verdade.

4. Comece cedo e em grande. Nos filmes já viu membros do exército a levantarem-se de manhã e a correrem em formação. A verdade é que não fazem isto apenas nos filmes, fazem-no também na vida real. O objetivo é manter um ritmo cardíaco acelerado. Não só é bom para o corpo, como também aumenta a consciência do que se está a passar à volta e é uma das melhores maneiras de começar o dia.

5. Confie sempre no seu instinto. Faça o melhor possível. Se não se sentir bem e se tiver uma má impressão ou um pressentimento de que algo mau vai acontecer, é preferível não avançar.

6. Diga sim ao café. Há variadíssimos estudos que indicam que não há, na realidade, efeitos secundários negativos na cafeína. Durante grandes turnos de manhã ou à noite, a cafeína provou ser a melhor maneira de se manter alerta sem haver efeitos negativos posteriormente. Por isso, acorde cinco minutos mais cedo e passe pelo café ao pé de sua casa, vai valer a pena.

7. Confie em pessoas que não confiam em si. É bom ter uma pessoa que o mantém por perto e que se mostra cética e pensativa ao princípio. Se alguém se disponibilizar logo para o ajudar sem o conhecer, há duas razões para isto acontecer: ou a pessoa é burra ou vê uma oportunidade. E nenhuma destas hipóteses é favorável para si. Encontre um colega de trabalho que seja tão suspeito de si, quanto é dele.

8. Tenha a certeza que está apresentável. A maneira como se veste e como cuida de si é extremamente importante para ter sucesso. Até no campo de batalha, os militares têm a barba feita e cuidam da sua higiene. Há estudos que provaram que o simples ato de lavar os dentes aumenta a moral em 13%. Por isso, quando se levantar e tiver um dia de trabalho complicada à sua frente, utilize algum tempo para cuidar de si.

9. Estabeleça objetivos diários. Tenha uma lista dos seus objetivos para o dia e faça um plano de como é que os vai conseguir realizar. Faça isto todos os dias e vai começar a ver padrões. É assim que se ganha eficiência.

10. Não apareça mais cedo, apareça a horas. A parte má de chegar atrasado é facilmente compreensível, mas qual é o problema de chegar mais cedo? Pense nisto: se chegar mais cedo a um jantar em casa de uma pessoa que não conhece assim tão bem, vai parecer ansioso e há sempre a possibilidade das pessoas ainda não estarem à sua espera. Por outro lado, no mundo dos negócios mostra que tem tempo para desperdiçar.

11. Mantenha a atenção e o foco no objetivo principal. As pessoas nas reuniões de trabalho vão trazer ao de cima vários tópicos que não são importantes, pelo menos para si. Não se distraia com esses pontos e mantenha-se focado no seu objetivo principal. No campo de batalha os militares não prestam atenção a nada que os possa atrasar ou desviar do objetivo principal. Pense como eles e mantenha-se concentrado.

12. Envie todos os e-mails como se toda a gente os fosse ler. Apesar dos Estados Unidos terem um dos melhores sistemas de encriptação do mundo, partem do princípio que a China lê todos os e-mails secretos que são enviados. Seja como os Estados Unidos. Parta do principio que um e-mail que envie hoje, possa ser usado contra si amanhã. Não passe informações que possam vir a ser usadas contra si num eventual julgamento.

13. Obrigue o seu cérebro a parar de ser negativo. Se um camião vier no seu caminho, o que faz? Muda de faixa, correto? Da mesma maneira, se alguma coisa não correr bem na sua vida, mude de direção. Deprimir e pensar no que poderia ter acontecido se um negócio ou um plano tivesse dado certo não o vai ajudar. Obrigue a sua mente a pensar de uma maneira positiva e saia da frente do camião.

Comentários