Dos mais clássicos aos mais disruptivos, confira os livros que dão lições valiosas sobre como criar negócios inovadores e escaláveis.

A melhor maneira de aprender mais sobre start-ups é criar a sua própria empresa. Porém, isso não significa que os futuros empreendedores devam dar um tiro no escuro: é possível aprender mais sobre o universo dos negócios inovadores com base na experiência de quem já obteve sucesso.

Por isso, o site brasileiro Exame compilou alguns livros que falam sobre start-ups, as caraterísticas dos empreendedores e a gestão de projetos disruptivos.

1.10 Mil Startups
Autor: Felipe Matos
Editora: Mariposa

10 Mil Startups é um guia prático para começar e fazer crescer um novo negócio baseado em tecnologia no Brasil. O seu autor, Felipe Matos, empreende desde os 14 anos de idade e é fundador da aceleradora Startup Farm. Ao longo da sua carreira, apoiou mais de 10 mil negócios inovadores e escaláveis.

A obra aborda desde a fase de validação da ideia até o momento de crescimento acelerado, passando pela criação da equipa, acordos societários, definição de modelo de negócio, captação de investimentos de risco, gestão financeira e acompanhamento de métricas de desempenho.

2. Criatividade: Como vencer as forças que bloqueiam a inspiração
Autor: Ed Catmull
Editora: Clube do Autor

Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes que apaixonaram multidões como Toy Story, Monstros S.A. ou à Procura do Nemo? Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ajudou a fundar ao lado de Steve Jobs e John Lasseter em 1986.

Esta obra mostra como se constrói uma cultura da criatividade. O ingrediente essencial para uma história bem-sucedida é um ambiente empresarial que estimula a ousadia e renega a convenção.

3. De Zero A Um: O negócio do futuro só acontece uma vez
Autor: Peter Thiel
Editora: Lua de Papel

O autor traz uma ideia revolucionária: o progresso vem do monopólio, não da competição. Se fizer o que nunca foi feito e conseguir fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio — e qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio. Quanto mais competir, mais se torna parecido com tudo à sua volta.

Peter Thiel revela como construir empresas que criem coisas novas; apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação: e ensina a fazer perguntas que levem a encontrar valor em lugares inesperados.

4. Elon Musk – O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro
Autor: Ashlee Vance
Editor: Vogais

Elon Musk construiu a sua fama e fez fortuna com algumas das mais bem-sucedidas empresas de tecnologia, como a PayPal, vendida à eBay por 1,5 mil milhões de dólares, investindo depois em projetos com potencial para revolucionar o mundo. A Tesla Motors, no fabrico de carros elétricos, a SpaceX, na indústria espacial, e a SolarCity, nos painéis solares, estão a transformar os seus segmentos industriais, provocando um salto evolutivo no setor empresarial americano.

Para escrever esta biografia, o jornalista Ashlee Vance  obteve a autorização oficial e a colaboração do próprio Elon Musk, com quem teve inúmeras entrevistas e conversas ao longo dos mais de 2 anos em que acompanhou a sua vida. Em paralelo, as conversas com 300 pessoas das esferas pessoal e profissional de Musk permitiram mostrar todos os ângulos que compõem a história deste gestor e empreendedor.

5. Gestão do Amanhã
Autores: José Salibi Neto e Sandro Magaldi
Editora: Gente

A proposta do livro Gestão do Amanhã é mostrar tudo o que qualquer empreendedor precisa de saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na quarta revolução industrial.

Organizações seculares perdem relevância e são subjugadas à segunda divisão do mundo empresarial, tornando os seus negócios obsoletos e ultrapassados. Qual será o futuro do trabalho com a automatização crescente? Os robots irão substituir o trabalho humano? Qual é o limite da tecnologia e como impactará a sociedade?

A obra é dos brasileiros José Salibi Neto, cofundador da empresa de educação executiva HSM, e Sandro Magaldi, cofundador do site meuSucesso.com.

6. Business Model Generation. Inovação Em Modelos De Negócios
Autores: Alexander Osterwalder e Yves Pigneur
Editora: Alta Books

“Criar Modelos de Negócio” é um manual prático e inspirador para quem procura melhorar um modelo de negócio – ou conceber um novo. Mude a forma como pensa os modelos de negócio. Este livro ensina-lhe técnicas inovadoras, eficazes e poderosas praticadas por algumas das empresas mais prestigiadas da atualidade. Aprenderá de forma sistemática a compreender, conceber e implementar novos modelos de negócio – ou a analisar ou renovar os antigos.

Da autoria de 470 profissionais especialistas em modelos de negócio, este livro foi financiado e produzido sem o apoio da indústria editorial tradicional. Concebido para quem tem espírito de iniciativa e gosta de desafios Criar Modelos de Negócio destina-se a todos os que estão preparados para abandonar formas de pensamento ultrapassadas e abraçar novos modelos de criação de valor: empresários, executivos, consultores e líderes de todas as organizações.

7. A Força do Hábito: Perceber e corrigir os hábitos na vida e no emprego
Autor: Charles Duhigg
Editor: Dom Quixote

Além de mostrar como os hábitos funcionam, o autor Charles Duhigg explica como podem ser transformados. “A Força do Hábito” mostra que é possível ter resultados positivos na sua produtividade, na estabilidade financeira e até mesmo na sua felicidade com a mudança dos vícios.

O leitor descobrirá como hábitos corretos foram importantes para garantir o sucesso do diretor executivo da Starbucks, Howard Schultz; de um dos maiores nomes da luta por direitos civis, Martin Luther King Jr., e até do nadador Michael Phelps, que já conquistou mais de 20 medalhas olímpicas.

8. Os Inovadores
Autor: Walter Isaacson
Editora: Porto Editora

Quais as capacidades que permitiram a certos inventores e empreendedores transformar as suas ideias visionárias em realidade? O que provocou os seus saltos criativos? Por que razão alguns foram bem-sucedidos e outros fracassaram? Em Os Inovadores, Walter Isaacson dá resposta a estas questões, oferecendo-nos a mais completa história da revolução digital, uma narrativa fascinante acerca daqueles que criaram o computador e a Internet.

Numa escrita empolgante e ágil, Isaacson organiza um roteiro minucioso que começa com Ada Lovelace, filha de Lord Byron e pioneira da programação na década de 1840, passa pela fundação do mítico Silicon Valley e segue até aos nossos dias, com Steve Jobs ou Bill Gates. Explorando mais as personalidades desconcertantes destes génios do que as suas invenções, Os Inovadores é o guia indispensável para o modo como nasce a inovação e para se compreender o mundo digital que é hoje o nosso.

9. O Lado Difícil das Situações Difíceis
Autor: Ben Horowitz

Editora: wmf Martins Fontes

Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz e um empreendedor experiente de Silicon Valley, conta a história de como fundou, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia.

Em “O Lado Difícil das Situações Difíceis”, o autor oferece conselhos práticos para ajudar os empreendedores a resolverem os problemas mais difíceis – aqueles de que as faculdades de administração não tratam. Horowitz fala sobre os assuntos mais espinhosos, desde como demitir um amigo até saber qual é o melhor momento para vender a empresa.

10. Originais: Como os Não-Conformistas Mudam o Mundo
Autor: Adam Grant
Editora: Vogais

Adam Grant, um reconhecido estudioso na área de recursos humanos, possui como clientes as gigantes Amazon e Apple.

Em Originais, o especialista desvenda o mistério de muitas das crenças que existem em torno de mentes criativas e mostra que qualquer pessoa pode explorar sua criatividade, tornar-se capaz de identificar e defender ideias verdadeiramente originais, combater o conformismo e romper com tradições obsoletas.

As pessoas criativas também se sentem inseguras, ficam com medo e hesitam. A diferença é que elas acreditam que pior que tentar e falhar é nem tentar.

11. Pense simples
Autor: Gustavo Caetano
Editora: Gente

Só precisa dar um passo para ter um negócio ágil e inovador. É o que defende Gustavo Caetano, fundador da Samba Tech, expoente da distribuição de vídeo online no Brasil. Caetano começou a empreender aos 19 anos de idade.

Algumas lições contidas na obra são “como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso”; “o que compõe o DNA inovador”; “qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação”, “a importância de ser ágil e leve se manter com alto potencial inovador”; e “não acredite no ‘sempre foi assim’.”

12. A Startup Enxuta
Autor: Eric Ries
Editora: LeYa

Como os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. Na vanguarda do empreendedorismo do século 21, Eric Ries criou uma abordagem revolucionária para a administração, que gerou um movimento que está transformando a maneira como os novos produtos são criados, desenvolvidos e lançados. Esses princípios aplicam-se a todos aqueles que procuram construir produtos verdadeiramente novos sem desperdício, que podem ser utilizados tanto por start-ups de empresas de garagem quanto por inovadores presentes nas grandes empresas.

Ries, que é empreendedor residente na Harvard Business School, também define desperdício como “toda atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes”. Trazendo histórias da vida real e lições aprendidas de algumas das empresas mais dinâmicas da atualidade, o autor descreve um plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da start-up enxuta em qualquer projeto.

 

Comentários