Desde ferramentas que tornam a comunicação entre a equipa mais eficiente a programas que o ajudam a desempenhar as tarefas dos departamentos administrativos e de recursos humanos, saiba o que pode fazer para aumentar a produtividade da sua equipa.

Independentemente do tamanho da sua equipa, é cada vez mais importante manter-se a par dos últimos programas que permitem encurtar processos de trabalho e melhorar a eficiência dos seus colegas e funcionários.

Com dezenas – senão centenas – de programas no mercado pode, por vezes, ser difícil de encontrar os que mais se adequam aos vários tipos de tarefas a desempenhar. Com isto em mente, apresentamos-lhe dez ferramentas que podem ser úteis para a sua equipa.

Trello (gestão de projeto): uma ferramenta visual de colaboração que pode ser útil a qualquer equipa. A grande vantagem da Trello passa pela organização, que é feita através de várias ferramentas dentro do programa. Para além disto, pode ser utilizado para levar a cabo processos simples de recursos humanos, para gerir o escritório, estar a par dos objetivos da equipa e ainda como software de vendas CRM (customer-relationship-management).

Canva (design): esta ferramenta é especialmente útil para melhorar os processos de design da sua equipa. O Canva – que se tornou numa start-up unicórnio este ano – é uma plataforma que dispõe de milhares de imagens, fotografias e ilustrações e que, através de inúmeros templates, permite enriquecer qualquer trabalho. Isto poderá ser especialmente útil para possíveis apresentações, publicações nas redes sociais ou até mesmo em panfletos e convites.

Hootsuite (redes sociais): se precisa de ajuda a gerir as suas redes sociais pode juntar-se aos milhões de utilizadores que dão uso ao Hootsuite. Este site permite juntar todas as contas da sua empresa numa única plataforma, dando também a possibilidade de agendar publicações em redes que – por norma – não o permitem.

Hunter.io (estabelecer contactos): esta ferramenta permite-lhe encontrar mais facilmente os emails das pessoas que pretende contactar em alguns segundos. A ferramenta pode ser utilizada gratuitamente até 100 vezes por mês.

Quipu (gestão financeira): o Quipu é um software de finanças para pequenas equipas, freelancers e start-ups. A ferramenta é especialmente útil para equipas que não têm um administrativo que faça a gestão financeira do projeto. A solução centraliza todas as ferramentas necessárias para levar a cabo este tipo de tarefas.

 Mailtrack (rastreamento de emails): esta ferramenta permite aferir a interação dos destinatários dos emails que envia. Com o Mailtrack pode ficar a saber se os seus potenciais clientes abriram ou não o seu email. A solução é gratuita, mas apresenta mais caraterísticas nas versões premium, que custam entre 2,50€ e 4,99€.

Slack (colaboração): o Slack é uma plataforma que potencia o trabalho de equipa e que permite que os colaboradores se mantenham sempre a par do que está a ser desenvolvido. Ao contrário do confuso grupo de Whatsapp da sua empresa, o Slack permite criar vários canais para os vários departamentos (ou subequipas), de forma a que os membros tenham um contínuo acesso a informação relevante para o trabalho que estão a desempenhar.

Factorial (recursos humanos): esta solução, particularmente útil às PMEs com poucos recursos, permite automatizar a gestão de recursos humanos. Da mesma maneira que o Quipu está para os serviços administrativos, a Factorial está para os RH, dispondo de ferramentas que permitem pagar salários, benefícios, seguros e gerir os contratos dos colaboradores.

Upwork (encontrar freelancers): o Upwork é um dos maiores sites de serviços freelance do mundo. A utilidade passa por encontrar freelancers para desempenharem tarefas pontuais na sua empresa, como programação, design ou criação de conteúdo.

Grammarly (comunicação): esta ferramenta ajuda a sua equipa a tornar a comunicação mais eficiente. Para tal, a solução dispõe de vários produtos que têm como base a inteligência artificial. A versão base do programa permite corrigir erros gramaticais e de ortografia. As versões pagas permitem desenvolver campanhas de comunicação mais eficazes.

Comentários

Sobre o autor