Spencer Rascoff, CEO da imobiliária de luxo Zillow, é um empresário de sucesso e deve-o ao facto de saber gerir o seu tempo livre e de se recusar trabalhar ao fim de semana. Para seguir o exemplo de Rascoff, confira as 10 coisas que deve fazer para encontrar o equilíbrio nos dois últimos dias da semana.

O fundador do site Hotwire.com e CEO da Zillow, Spencer Rascoff, recusa-se a trabalhar aos fins de semana. Segundo um estudo realizado pela Universidade de Stanford, Rascoff está a ter a atitude correta: a produtividade por hora diminui quando a semana de trabalho excede as 50 horas e, após 55 horas de trabalho, a produtividade fica tão baixa que não há mais motivo para trabalhar.

Como Rascoff, há muitos outros empreendedores que passaram a dar importância ao fim de semana e a dar preferência às atividades relaxantes.

Confira a lista de 10 coisas que as pessoas de sucesso fazem aos fins de semana e que as ajuda a ter mais produtividade na semana seguinte, de acordo com o Entrepreneur.

1. Desligar
Esta é a estratégia mais importante: se não consegue encontrar uma maneira de desligar do trabalho a partir de sexta-feira, então está sempre a trabalhar.

Se deixar de estar disponível para o trabalho, terá mais possibilidades de se concentrar e de recarregar as baterias. Se tiver de responder a e-mails e telefonemas durante o fim de semana, tente definir horários específicos para estas tarefas.

2. Minimizar as suas tarefas
Se tiver de realizar muitas tarefas ao fim de semana, perde a oportunidade que teria para relaxar e refletir. Pior ainda, se essas tarefas são semelhantes ao seu trabalho semanal terá a sensação de que trabalha todos os dias da semana. Deve selecionar horários e dias específicos para realizar estas tarefas, excluindo o fim de semana.

3. Refletir
A reflexão semanal é uma ferramenta importante para o progresso. Utilize os fins de semana para encontrar as forças que o ajudam na sua vida e no seu emprego. Sem as distrações do trabalho de segunda a sexta-feira, será capaz de ver as coisas com mais clareza.

4. Fazer exercício físico
Está sem tempo para se exercitar durante a semana? Aos fins de semana tem 48 horas para se exercitar. Ter um corpo em movimento liberta substâncias que fazem com que se sinta mais calmo e muito menos stressado. O exercício também é uma ótima maneira de ter novas ideias.

5. Procurar algo que gosta
Aproveite os fins de semana para fazer algo pelo qual é apaixonado. Essa é uma maneira de escapar ao stress e de abrir a sua mente a novas formas de pensar e a novas ideias. Ouvir música, ler, escrever, pintar são algumas das atividades que deve ponderar.

6. Passar tempo de qualidade com a família
Para relaxar ao fim de semana, é essencial passar parte do seu tempo com a sua família. Organize atividades com os seus filhos, faça uma viagem até a casa de parentes distantes, por exemplo.

7. Programar pequenas aventuras
Compre bilhetes para um concerto ou uma peça de teatro, faça uma reserva num novo hotel próximo da sua casa, planeie um passeio longo. Pense em algo que nunca fez ou que não faz há muito tempo. Saber que tem algo interessante planeado será divertido, mas também melhorará o seu humor durante a semana de trabalho.

8. Acordar à mesma hora
Embora seja tentador dormir um pouco mais aos fins de semana, ter um horário diferente para acordar desregula o seu ciclo biológico. O seu corpo funciona através de ciclos de sono para que se sinta descansado e renovado a cada dia.

Quando o seu sono ultrapassa o horário regular de acordar aos fins de semana, acaba por se sentir mais cansado do que relaxado, deixando-o menos produtivo no dia seguinte. E sabe porquê? O seu corpo não está pronto para acordar no horário habitual.

9. Reservar as manhãs para cuidar de si
Durante a semana, pode ser difícil arranjar tempo para si, principalmente se tem crianças. Encontrar uma maneira de realizar uma atividade que gosta durante a manhã pode ser uma ferramenta de auxílio para a felicidade e para potenciar a sua mente.

10. Preparar-se para a semana seguinte
O fim de semana é o momento ideal para planear como deseja que seja a sua semana seguinte. Pelo menos 30 minutos de planeamento pode aumentar a sua produtividade e ajudar a reduzir o stress.

Comentários