Desde a Nokia, à Nintendo, à Playstation ou ao DVD, entre muitas outras invenções, a verdade é que devemos muito aos anos 90. Foi nessa década que começou a “nascer” o mundo que conhecemos hoje.

Foi nos anos 90 que o mundo como o conhecemos atualmente começou a ganhar forma: surgiram os primeiros telemóveis e os computadores em casa, por exemplo.

Mundialmente, as pessoas começavam a ser expostas a novos produtos digitais que deram origem a muitos dos gadgets que hoje preenchem os nossos dias. Talvez já não se recorde, mas  foi nessa altura que o mundo disse adeus à VHS, em 1996, ao adotar uma nova tecnologia que permitia ver vídeos de forma mais simples e com melhor qualidade: o DVD. Em 1998, com o aparecimento da Google, as pessoas passaram a fazer algo impensável até então: pesquisar quase tudo online. E conseguir encontrar respostas.

Passou a ser possível enviar mensagens de texto em vez de só telefonar. A verdade é que – desde o primeiro telemóvel Nokia, até ao Google.com – foram muitas as coisas que aconteceram nos idos anos 90. Confira a lista de 10 invenções – reunidas pelo Entrepreneur – de que provavelmente não se lembrava (ou desconhecia) e que  viram a luz do dia naquela década.

Adobe Photoshop (1990)
Fascinados pela tecnologia e pela arte, os irmãos Thomas e John Knoll perceberam a falta de recursos de edição para fotografias nos computadores e decidiram pôr mãos à obra. Depois de anos de desenvolvimento, no final da década de 1980, os irmãos Knoll procuraram investidores e despertaram a atenção da Adobe.
Com o investimento da Adobe e a ajuda da sua equipa, o Photoshop 1,0 chegou ao mercado em fevereiro de 1990.

Linux (1991)
Em 1991, Linus Torvalds estava no segundo ano na universidade de Helsínquia quando começou a desenvolver o sistema operacional de código Linux. Originalmente a ideia era construir um novo sistema operacional para seu PC Intel, mas Torvalds acabou por criar uma das maiores plataformas para empresas de Internet como a Google, Amazon, Facebook e Twitter.

Mensagens de texto-SMS (1992)
Estava-se em 1992 quando Neil Papworth, um antigo developer da SEMA Group Telecoms, enviou com sucesso a primeira mensagem de texto a Richard Jarvis, diretor da Vodafone. Na época, os telefones móveis não tinham teclados, então Papworth digitou a sua mensagem – “Feliz Natal” – num PC. O Nokia 1011 foi o primeiro telefone móvel a suportar mensagens de texto.

Nokia 1011 (1994)
Embora os telefones móveis tenham aparecido no mercado na década de 80, só em 1994 é que a Nokia lançou o seu primeiro telemóvel, o Nokia 1011. O dispositivo mudou a forma como os telemóveis eram vistos, sendo o primeiro telefone GSM produzido em massa. Até aí os telefones móveis eram maiores e mais pesados o que os tornava difíceis de transportar.

Sony PlayStation (1994)
A Sony lançou a sua primeira PlayStation no Japão em dezembro de 1994. Vendeu milhões, a sua popularidade disparou e foi considerado o produto mais importante da Sony desde o Walkman. A PlayStation chegou aos Estados Unidos no final de 1995 e teve sucesso imediato.

Nintendo 64 (1996)
No verão de 1996, a Nintendo 64 apareceu no Japão tornando-se a primeira consola doméstica a apresentar um comando analógico como controle principal. Em setembro daquele ano, a N64 fez o seu caminho para os EUA. Foi um grande avanço na indústria de jogos, permitindo aos jogadores controlarem o jogo com grande precisão.

Tickle Me Elmo (1996)
Depois de ter tido a ideia de criar um boneco de peluche que ria sempre que alguém o apertava, o inventor Ron Dubren fez uma parceria com o engenheiro Greg Hyman para criar um boneco (macaco) com tecnologia que o faria rir quando accionado. Embora esse brinquedo nunca tenha tido sucesso, a ideia de Dubren sobreviveu e em 1996, a empresa de brinquedos Tyco pediu para usar a tecnologia para criar uma boneca que ria, com base na personagem da Rua Sésamo. Tickle Me Elmo tornou-se um dos brinquedos infantis mais populares do mundo e foi nomeado o brinquedo mais desejado de 1996 durante a época de férias daquele ano. Agora “vive” na lista “All-Time 100 Greatest Toys”, da TIME.

DVD (1996)
O DVD (versão abreviada para digital vídeo disk) veio substituir o VHS quando chegou ao mercado em 1996. A acompanhar o DVD esteve o primeiro leitor de DVD do mundo, o Toshiba SD-3000.
Nenhuma empresa ou pessoa em particular tem inteiramente os créditos da invenção do DVD – as diferentes variações foram criadas por uma série de empresas de tecnologia, mas todas concordaram com um formato específico evitando assim uma repetição da competição que aconteceu entre VHS e Betamax.

Tamagotchi (1996)
O Tamagotchi, o original animal de estimação virtual, é um marco da infância dos anos 90. Lançado em 1996, por Bandai, venderam-se mais de 40 milhões unidades em todo o mundo. De certa maneira, este dispositivo portátil ensinou os miúdos a serem responsáveis, ao brincarem com um animal de estimação virtual, que tinham de alimentar e de cuidar.

Google (1998)
Os cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, conheceram-se em 1995 na Universidade de Stanford. Em 1996, os dois estavam a escrever um programa para um motor de busca chamado BackRub e após o sucesso do BackRub, Brin e Page registaram o domínio Google.com em 1997. A partir daí desenvolveram o que viria a ser o maior motor de busca do mundo na garagem da amiga Susan Wojcicki´s.

Comentários